Enquanto observamos a vida passar das janelas das nossas casas, por conta da pandemia da COVID-19, e aguardamos o calendário de vacinação que nos levará, de volta, à “normalidade” das coisas, buscamos ocupar nossa cabeça com atividades que, antes, não faziam parte dos nossos planos: muitas pessoas viraram mãe/pai de pet, aprenderam a fazer diversas coisas no modelo DIY, fizeram um intensivão de crochê/bordado/costura, maratonaram o catálogo inteiro de séries dos principais streamings disponíveis no Brasil e, claro, muitos aprenderam a dar um valor especial às plantas.
Cuidar de uma planta, como já dissemos em nosso blog, traz benefícios para a nossa saúde mental, mas também é um ótimo hobby para quem está buscando um benefício físico. Isso porque algumas espécies de plantas são capazes de purificar o ar e, assim, levar mais vida para dentro da sua casa. Mas de onde vem essa afirmação?
De acordo com a BBC, em 1989, a Nasa (isso mesmo, eles não se preocupam somente em mandar foguetes para o espaço) fez um estudo para determinar quais as plantas mais indicadas para filtrar o ar em um ambiente fechado. A pesquisa levou em consideração vários poluentes do ar, além das características das plantas e da facilidade de se obtê-las. Os poluentes mais comuns e que as plantas se encarregam de filtrar são: benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído.
Ficou curioso para descobrir quais plantas são essas? A equipe da InstaCasa separou 5 exemplos de plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa. Bora conferir? 😊
1. Espada-de-São-Jorge
Se você foi uma criança criada com rédeas curtas por seus pais, provavelmente conhece a famosa planta Espada-de-São-Jorge, cujo nome científico é Sansevieria Trifasciata. Muitas vezes substituta das palmadinhas, essa planta é super utilizada na decoração de interiores e muito versátil, por sobreviver aos mais diferentes níveis de temperatura.
De acordo com o estudo, essa planta possui propriedades que eliminam os componentes químicos benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e, também, o tricloroetileno.

2. Lírio da Paz
Você já deve ter visto essa planta de forma natural, provavelmente na casa dos seus avós, ou de forma artificial, em alguma prateleira de supermercado. O Lírio da Paz, também conhecido como Spathiphyllum, cresce em temperaturas desfavoráveis e sobrevive com pouca água e pouco contato com o Sol, o que faz dele uma planta de fácil cultivo.
É uma excelente opção para os fumantes, pois é capaz de filtrar as toxinas do cigarro.

3. Hera Inglesa
A Hera Inglesa é uma planta muito comum em parques ou reservas naturais. Seu nome científico é Hedera helix L. e, de acordo com o estudo, é uma espécie muito boa em absorver toxinas e multiplica-se facilmente por estacas (pedaços de ramos), preparadas em qualquer época do ano. Pode ser cultivada em vasos como planta pendente ou apoiada em suporte de xaxim e para revestimento de muros e paredes, bem como para forração em canteiros a pleno sol ou meia-sombra.
Além disso, se você mora no Sul do País, que constantemente passa por um inverno rigoroso, pode ficar tranquilo: a Hera Inglesa é tolerante às geadas.

4. Árvore-da-borracha
Cientificamente chamada de Ficus Elastica, a Árvore-da-borracha é uma planta super resistente e, como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a umidade do ar.
Em poucos anos, ela pode crescer muito rápido. Além disso, é muito eficiente na eliminação do benzeno, xileno e tolueno, e também age contra o formaldeído e o tricloroetileno.

5. Crisântemo
O crisântemo é uma planta super popular, cujo nome científico é Chrysanthemum, e faz parte do hall da fama das plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa.
Ela é capaz de remover benzeno, formaldeído, tricloroetileno, amônia, xileno, tolueno e outros poluentes conhecidos do ar.

E aí, pronto para adicionar essas plantas que purificam o ar e levam mais vida para a sua casa à sua listra de compras em uma loja especializada?
Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades semanais.