Você chega em casa e percebe que tem algo faltando no seu cantinho. Falta um toque de alto astral no ambiente, talvez? Alguma decoração que dê mais vida ao lar. É isso! É o momento de escolher uma planta que, além de elegante, seja também ideal para o ambiente de dentro de casa e de baixa manutenção. Mas qual escolher?
Os benefícios de ter uma planta ultrapassa os limites da criatividade, beleza e decoração. Você sabia, por exemplo, que por ser uma agente natural que umidifica o ambiente e filtra o ar, ela é capaz de minimizar rinite alérgica e outros problemas, como depressão e até mesmo ansiedade? Além disso, muitas plantas são adequadas para crianças e pets e muitas também conseguem assumir o papel de remédio natural
Para ter plantinhas em casa não é necessário ter um grande quintal ou intenso cuidado, como adubação constante ou dosagem de água diária. Por isso criamos uma lista de plantas indoors para você escolher a sua favorita.
Vamos lá!
1 – Suculentas
Com várias alternativas de cores e flores, as suculentas se tornaram tendência dentro do ambiente urbano. Pela forma engrossada das folhas, são plantas adaptáveis e que armazenam grandes quantidades de água de uma só vez.
É necessário deixar o seu vaso próximo de uma fonte de luz e os tamanhos variam entre grande e mini. Podem ser plantadas até dentro de xícaras de chá!

2 – Espada de São Jorge
Suas folhas longas e pesadas pedem que sejam acostadas contra uma parede ou mural, assim crescem verticalmente. São amantes de ambientes internos, vivendo bem na sombra e com pouca água. É famosa por ajudar com o sono e por ser eficiente em absorção de dióxido de carbono.

3 – Dracena
Atual queridinha de estampas com florais ao fundo, a Dracena é a cara do tema tropical com suas folhas brilhantes e em tons misturados de verde. A baixíssima manutenção que requer a faz comum em halls e cantos de uma casa. Versátil para o paisagismo, também é considerada uma das melhores espécies para despoluir o ambiente e filtrar o ar.

4 – Bambu da Sorte
Quer uma planta que além da beleza, traga também o misticismo da boa energia? Escolha o Bambu da Sorte! Seus caules são maleáveis o suficiente para serem trançados entre si, deixando a sua criatividade reinar. Para manter o seu vaso mais uniforme, é preciso tomar cuidado na hora de adquirir uma muda que não tenha manchas de coloração e mantê-la em lugares com baixa luminosidade.

5 – Clorofito
Uma espécie de erva com folhas longas, caídas, finas e listradas que continua em seu mesmo estado durante todas as estações do ano. Sua fama como planta indoor espalhou-se pela capacidade de eliminar substâncias nocivas do ambiente, como o monóxido de carbono. Ela também é conhecida pela adaptabilidade de ser plantada em vasos suspensos e por ser também muito usada como forração no Brasil.

6 – Bromélia
A criatividade de montar um jardim vertical contra uma parede próxima da janela ou em lugares com varandas e sacadas vem junto com a escolha e cultivo do grupo de plantas que abrangem a espécie de Bromélia. O gênero tropical se adapta em grandes quintais e em pequenos vasos, algumas preferem luz e outras sombra. Por isso, o ideal é pesquisar o tipo de Bromélia que mais lhe agrada. E, sem medo, pois as espécies são imunes ao mosquito da dengue.

7 – Aloe Vera
Popularmente conhecida como Babosa, a sua substância de extração, a Aloe Vera é considerada adequada para cultivo indoor por eliminar resíduos químicos encontrados na maioria dos produtos de limpeza. Logo, deixa o ambiente mais seguro para crianças, pets e pessoas com alergia. Por ser considerada rústica, o seu cultivo é simples, necessitando de pouca água e ambientes que dispõe de média e alta luminosidade.

8 – Asplênio
É um tipo de Samambaia de folhas grandes, largas e brilhantes. Gosta de umidade e sombra (luz indireta), tornando-se atraente para ambientes internos como o banheiro da casa. Por sua variedade pode ser plantada em vaso suspenso e é totalmente livre de toxinas.

Dicas práticas
- Plantas indoor são conhecidas por serem de baixa manutenção, mas lembre-se: elas também precisam de cuidados. O ideal é seguir as regrinhas de cada espécie e optar por terras adubadas, além de observar a umidade e acúmulo sobressalente de água.
- Existem plantas, como a Erva-de-Gato que são viciantes para os animais e não devem estar sempre disponíveis para o contato. Vale pensar no acesso limitado aos pets, apostando em vasos suspensos ou jardins verticais. Tal orientação também se encaixa para as crianças.
- Considere a iluminação e umidade de cada local para que combine adequadamente com a espécie de planta escolhida. Algumas usufruem melhor da umidade, enquanto outras preferem cantos com mais sombra, por exemplo.
- Plantas que cultivam frutos são irresistíveis para pássaros e acabam atraindo mosquitos e insetos também. Tenha isso em mente quando for escolher sua decoração. 😉
Achou esse post interessante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!
Respostas de 9
Este tipo de conteúdo sobre cultivo indoor nos ajuda bastante, era justamente o que eu estava procurando.
Olá! Tudo bem?
Ficamos felizes que você tenha curtido o nosso conteúdo. Continue nos acompanhando aqui no Blog InstaCasa!