fbpx

Papel de Parede: conheça a história e seus diferentes tipos

Publicado em 2 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5 minutos

O papel de parede é amplamente utilizado como material de revestimento de paredes, sendo hoje a alternativa mais comum à pintura.

Disponíveis em uma variedade de cores, padrões, materiais e texturas, os papéis de parede podem ser aplicados a qualquer cômodo, podendo adicionar mais elegância ou diversão à sua casa. Portanto, se o seu objetivo é dar vida a uma entrada, sala de estar ou um quarto, um papel de parede é sempre uma boa opção.

Neste artigo, falamos um pouco sobre a história, os tipos, as vantagens e as características desse tipo de revestimento, além de dar dicas e muitas inspirações para você compor sua parede.

Papel de Parede na sala de estar
Papel de Parede em quarto infantil

Uma breve história sobre o Papel de Parede

Embora as origens do papel de parede sejam debatidas, estima-se que ele surgiu por volta de 200 anos antes de Cristo na China. Feito à base de arroz, o então papel de parede era totalmente funcional, sendo completamente branco e produzido sem ornamentos. Após algum tempo, os artesãos passaram a utilizar carimbos e tintas para adicionar elementos decorativos com cores e padrões.

Mas, foi apenas a partir dos séculos XVI e XVII, quando a Europa passou a ter mais contato com a China graças aos comerciantes árabes, que o papel de parede surgiu no continente europeu. No período renascentista, ele foi uma alternativa acessível para as tapeçarias utilizadas pela classe nobre europeia.

Desde a invenção de máquinas para imprimir tintas coloridas em folhas de papel, o papel de parede evoluiu e se desenvolveu até se tornar um forte elemento decorativo. Novas técnicas de impressão têm permitido designs cada vez mais complexos, além de outros benefícios como melhora da iluminação e do clima dentro do cômodo e até bloqueio de sinais Wi-Fi!

Antes de partir para os tipos de papel de parede, vamos conhecer mais sobre suas vantagens, tipos de aplicação e características?

Vantagens

Além de serem uma tendência capaz de transformar o visual da sua casa de forma rápida, prática e acessível, os papéis de parede possuem outras vantagens, como:

  • Estão disponíveis em uma ampla variedade de designs, padrões e materiais;
  • Podem ser facilmente removidos e substituídos;
  • Têm boa durabilidade, quando corretamente aplicados;
  • Possuem fácil manutenção e limpeza;
  • Possuem várias faixas de preço;
  • Não são tóxicos.

Tipos de aplicação

Os papéis de parede podem possuir diferentes tipos de aplicação.

Em relação aos tipos de aplicação, os papéis de parede podem variar de acordo com a forma que são colados. Abaixo, seguem 3 opções que podem ser encontrada no mercado.

Papel de parede “não colado”: Para este tipo de papel de parede, você precisará usar cola para fazer sua devida aplicação. Embora o processo de colagem possa parecer confuso e você possa achar necessária a ajuda de um profissional, ele tende a ser o tipo com maior durabilidade.

Pré colado: Este tipo de papel já vem com uma espécie de cola no seu verso. Basta adicionar água e ele estará pronto para aplicação.

Autoadesivo: Como o nome já diz, este papel de parede funciona como um adesivo. Basta retirar a proteção e aplicá-lo na parede.

Características

Aplicação de papel de parede

Lavável: O acabamento vinílico ou com PVC do papel de parede lavável, além de minimizar o acúmulo de poeira também pode ser facilmente higienizado com a ajuda de um pano macio com água e detergente. É uma ótima alternativa para quem tem filhos ou para um papel de parede instalado em uma área como a cozinha.

Resistente à umidade: Composto de fibras de poliéster e celulose, imitando um tecido, o papel de parede resistente à umidade é a melhor opção para um ambiente como o banheiro.

Pintável: É grosso e possui um design em relevo para dar textura ao material. Devido à sua espessura, ele pode cobrir danos na parede e pode ser facilmente pintado em uma cor que melhor se adapte ao seu estilo.

Tipos de materiais de Papel de Parede

Aplicação de papel de parede

Com tantos modelos e tipos de papel de parede disponíveis, como escolher?

Separamos abaixo os principais tipos que são utilizados atualmente e dar aquela ajudinha nas inspirações.

Tradicional

Feito de celulose, o papel de parede tradicional é aquele que encontramos com mais facilidade no mercado. Devido à sua composição, ele realmente parece uma folha de papel, o que o torna menos resistente que outros tipos.

Sua grande vantagem está na variedade de modelos e nos preços mais atrativos.

Composição em arabescos
Imagem: Lilibee
Papel de parede imitando mármore
Imagem: Lilibee

Texturizado

Como o nome já diz, esse tipo de papel de parede possui alguma textura diferenciada na sua superfície e costuma ser mais delicado, trazendo detalhes em alto-relevo. Sua textura o torna uma boa escolha para esconder superfícies danificadas ou irregulares.

A texturização dá mais vida a um ambiente
Imagem: Papel na Parede
Papel de parede texturizado
Imagem: Mambembe

Vinílico

Os papéis de parede vinílicos são os mais resistentes, sendo indicados para locais movimentados, como sala de estar, corredores, escadas, etc.

Seu revestimento em vinil (um tipo de plástico) garante maior durabilidade e permite lavagem, podendo também ser utilizados em ambientes com luz direta.

Papel de parede vinílico autoadesivo
Imagem: Casadart
As paredes dos corredores também podem ganhar mais destaque com um papel de parede
Imagem: Casa vogue

TNT

Esse tipo de papel é o mais moderno que existe atualmente. Composto por material têxtil e fibras de celulose, ele resulta em uma textura bastante parecida à textura de um tecido, embora não seja.

Uma grande vantagem desse material é que ele pode ser usado em ambientes ou paredes com pequenas umidades, sem o risco de danificação. Além disso, sua remoção é bastante simples, podendo ser removido por completo para reaplica-lo em outro ambiente.

Emborrachado

Os desenhos do papel de parede emborrachado são impressos sobre uma camada de EVA, o que dá volume, textura e resistência ao material.

A camada emborrachada também torna esse tipo de revestimento lavável ou super lavável, a depender do volume do seu relevo.

Dicas para escolher o seu papel de parede

Rolos de papel de parede
Vintage wallpaper in a flea market
A escolha de materiais, cores e padrões do seu papel de parede pode influenciar em diversos aspectos do ambiente

A parte mais importante sobre a escolha de um papel de parede é escolher um padrão que você ama. No entanto, vale a pena garantir que ele funcione bem para o espaço que você deseja instalá-lo. Aqui vão algumas dicas:

  • Pense bem na proposta do seu ambiente. Você deseja um espaço mais sofisticado ou mais descontraído? A escolha do material, as cores e os padrões influenciam na sua proposta;
  • Para adicionar altura ao seu espaço, opte por listras ou desenhos verticais, que fazem o teto parecer mais longo;
  • Já as listras horizontais são perfeitas para fazer com que os ambientes pareçam mais espaçosos, sendo ideais para ambientes que você quer dar mais sensação de amplitude;
  • A regra é simples: padrões grandes funcionam bem para espaços grandes, enquanto padrões pequenos funcionam bem para espaços pequenos.
Papéis de parede com listras verticais dão maior sensação de altura
Papéis de parede com listras horizontais dão maior sensação de amplitude
Imagem: City Decor Adesivos
Imagem: The Dharma Door

E então, o que achou do artigo? Gostaria de aplicar um papel de parede em algum cômodo da sua casa? Deixa seu comentário pra gente saber e não esquece de se inscrever na newsletter da InstaCasa pra ficar por dentro das nossas novidades 🙂

Comentários:

Respostas de 3

  1. Gostei muito do artigo! Estou justamente em um momento de mudança, cansei de paredes brancas! Comprei aleatoriamente, em um aplicativo, um modelo de papel autoadesivo, gostei tanto da brincadeira que já mudamos dois cômodos. Muito fácil! Eu e meu marido nos divertimos muito escolhendo os padrões de papel, cores, textura e principalmente na aplicação. Super recomendo!
    Vocês tem algum artigo sobre boiserir? Estou querendo aplicar em uma parede da sala de jantar. Parabéns pelo brilhante artigo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    1. Oi Edna, tudo bem?
      Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo, e também em saber sobre as mudanças que você fez na sua casa. Tenho certeza que agregaram muito aos ambientes. Não temos nenhum artigo sobre Boiserir, mas é uma ótima ideia. Sei que você acha as molduras prontas, e pode aplicá-las com fita dupla-face nas paredes.

  2. Gostei muito do artigo. Inclusive estava pesquisando sobre o papel TNT – linho autocolante e não encontrei. Vou procurar, quero colocar em uma parede na minha sala de estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Assine nossa newsletter

baixe nossos materiais

Posts relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades na área de loteamentos