A realidade virtual e a realidade aumentada já fazem parte da nossa vida cotidiana. Com o uso dessas tecnologias, as empresas podem oferecer aos clientes uma experiência imersiva de seus produtos ou serviços. Para o setor imobiliário, as vantagens são ainda mais marcantes.
Devido à natureza visual do setor, essas tecnologias conseguiram encontrar vários usos que permitem que os negócios operem de maneira mais eficiente e otimizada. Um deles é o oferecimento de tours virtuais de imóveis ou empreendimentos.
Os tours virtuais permitem que clientes em potencial verifiquem imóveis em detalhes, com apenas alguns cliques. Então, vem com a InstaCasa conhecer um pouco mais sobre esse recurso e descobrir seus benefícios? #SegueOFio
O que são tours virtuais?
Tours virtuais são representações virtuais de um espaço, geralmente imóveis, que permitem que os usuários explorem um ambiente de forma interativa e imersiva. Eles podem ser criados a partir de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e fotografias 360 graus. Os tours virtuais geralmente incluem imagens de alta resolução, recursos interativos e informações detalhadas sobre um imóvel ou empreendimento como um todo.
Para o mercado imobiliário, os tours virtuais permitem que os clientes vejam propriedades sem precisar se deslocar até o local, aumentando, assim, a conveniência dos usuários e a eficiência das vendas. Eles também podem ajudar a criar uma conexão emocional com o imóvel, aumentando a probabilidade de venda. Além disso, podem ser compartilhados online, aumentando o alcance potencial dos imóveis e atraindo mais clientes.
Clique na imagem abaixo para visualizar um tour virtual produzido pela equipe da InstaCasa:
Benefícios dos tours virtuais para seu negócio imobiliário
1. Garanta economia de tempo
Os tours virtuais economizam tempo tanto para os compradores quanto para os agentes.
Até decidir comprar ou alugar um imóvel, o cliente passa por muitas propriedades antes de assinar um contrato. Para facilitar esse processo, os tours virtuais permitem que isso seja feita de forma fácil, rápida e acessível.
Os tours virtuais podem ser acessados 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de smartphone ou computador. Isso economiza o tempo do cliente, o ajuda a fazer melhor comparações e ainda pode diminuir o tempo de fechamento do contrato.
2. Diminua custos
A pior parte de se deslocar para visitar propriedades junto aos clientes em potencial é não ter a garantia que o negócio será fechado. Assim, com tours virtuais, além do tempo de deslocamento do agente, você economizará com os custos desse deslocamento.
Pense em quanto você deixará de gastar com gasolina e quantas horas seu agente irá ganhar para executar outras atividades 😉!
3. Garanta maior conveniência
Ao apresentar um imóvel para clientes em potencial, você precisa garantir que a casa esteja em perfeitas condições, incluindo o quesito limpeza. Sabemos o quão difícil é manter uma casa impecável por um longo período de tempo, mas com um tour virtual, você poderá eliminar esse problema e ainda pode ter a chance de enfatizar as qualidades mais atraentes da propriedade.
4. Mostre o potencial do imóvel
Seja para uma casa, um apartamento ou um empreendimento como um todo: um tour virtual pode revelar o potencial da propriedade e do seu entorno.
Para empreendimentos, você pode destacar as áreas de lazer e tudo o que é oferecido de diferencial. Para imóveis como apartamentos ou casas, você pode inserir em seu tour virtual algumas vantagens de morar no bairro, como proximidade a escolas, supermercados e hospitais.
5. Apresente várias propriedades ao mesmo tempo
É muito difícil um cliente fechar negócio com o primeiro imóvel que encontra. Geralmente, a pesquisa é intensa, afinal, é uma decisão que envolve muitos fatores, sejam eles financeiros ou pessoais.
Entretanto, com tours virtuais, as empresas podem ganhar tempo apresentando diversas opções de propriedades aos clientes em potencial, o que aumenta a probabilidade de fechamento de negócio em um período de tempo mais curto.
6. Tenha maior engajamento com compradores em potencial
Os tours virtuais têm a capacidade de fisgar o visitante e mantê-lo explorando o imóvel por cerca de 8 minutos. Quando bem elaborados, eles destacarão todos os cômodos e espaços da casa. Dessa forma, os potenciais clientes poderão navegar por conta própria e passar de um cômodo a outro, conferindo cada detalhe do imóvel.
Além disso, você poderá incluir pontos de informação – como tipos de piso ou tinta da parede – para que o visitante clique para obter detalhes. Isso torna o recurso ainda mais interessante e é capaz de envolver ainda mais o cliente com o que está sendo apresentado.
7. Gere mais tráfego para o seu site
Estima-se que anúncios de imóveis com tour virtual recebem mais de 85% a mais de cliques em comparação com aqueles que usam apenas fotos. Quanto mais compradores em potencial forem encorajados a explorar e interagir com seu site, mais cliques você receberá e, então, mais alta será sua classificação nos mecanismos de pesquisa.
8. Ganhe engajamento nas mídias sociais
Devido à popularidade de plataformas de mídia social como o Instagram e o TikTok, os tours virtuais são uma ótima forma de você envolver os potenciais clientes através dessas ferramentas.
Assim, compartilhe seus tours virtuais nessas plataformas para aumentar o reconhecimento da marca e incentive que o próprio público compartilhe seus vídeos para obter mais visibilidade.
9. Segmente de forma apropriada
Você pode segmentar seus tours virtuais de acordo com dados demográficos específicos.
Destaque vantagens para certos perfis de clientes, mostre benefícios como espaços ao ar livre, academia, área de lazer ou playground, de acordo com os desejos dos potenciais compradores. Isso ajudará sua empresa a fechar mais negócios, pois os clientes estarão mais interessados em propriedades que atendam às suas preferências específicas.
10. Crie uma conexão emocional
Como os clientes podem acessar os tours virtuais sempre que quiserem, isso lhes dá tempo suficiente para pensar se esse é o imóvel que estão procurando. Além disso, eles também podem mostrar as opções para amigos e familiares para obter feedbacks. Isso cria uma conexão do cliente com o imóvel.
Lembre-se: quanto mais tempo os clientes investirem nos tours virtuais, maior a probabilidade de eles se sentirem comprometidos em dar o próximo passo na jornada de compra de uma casa.
Loteadores, desenvolvedores e corretores de imóveis em todo o mundo estão obtendo enormes vantagens ao aproveitar o poder dos tours virtuais. E sua empresa, já usa esse recurso? Conta pra gente nos comentários!