O digital impactou de forma definitiva vários aspectos das nossas vidas. Seja facilitando o acesso à informação, melhorando nossa produtividade, ou abrindo novas oportunidades de comunicação, a tecnologia tornou-se um elemento básico no nosso dia a dia.
O mercado imobiliário é um dos setores que passaram por mudanças drásticas no comportamento do consumidor com a era digital. Desde a forma como as pessoas estão procurando imóveis até o que esperam de seus corretores foi afetado. Assim, esse é o momento para revolucionar os modelos de negócios imobiliários e se adaptar ao novo mercado, sempre levando em consideração o perfil do novo consumidor e suas prioridades atuais.
Mais do que nunca, é necessário explorar novas alternativas de estrutura, aumentar a eficiência operacional e maximizar o retorno do investimento. Dessa forma, os players do setor imobiliário, como corretores, desenvolvedores, agentes, investidores e administradores, devem adquirir as habilidades necessárias para a implementação da tecnologia digital e satisfazer as necessidades, em constante mudança, dos clientes.
Mas, o que os consumidores realmente têm esperado no processo de compra de um lote? O que eles valorizam? O que os inspira a fazer a compra?
Entendendo o novo perfil do comprador de lote
Existe uma nova geração de consumidores imobiliários – e eles estão online.
Isso significa que eles têm informações na ponta dos dedos e as usam a seu favor antes mesmo de pensar em entrar em contato com um empreendimento ou corretor.
Munidos de apenas um smartphone, eles podem descobrir tudo o que desejam saber sobre uma loteadora, pesquisar sobre o estilo de vida de um bairro, encontrar um corretor de imóveis, agendar uma visita ou fazer um tour virtual e solicitar um financiamento imobiliário. Tudo isso em questão de minutos!
As expectativas desses consumidores estão cada vez mais altas e eles desejam se surpreender de forma positiva em toda a jornada de compra, seja de forma online ou física e em diferentes canais. Para isso, é preciso compreender que cada geração tem diferentes desejos e prioridades que são influenciadas pelo tempo, cultura e mudanças vividas.
As necessidades dos consumidores mudam diariamente. Precisamos estar atentos, pois um empreendimento que lançamos hoje será entregue em três anos ou mais, e, até lá, tudo pode mudar.
Bianca Setin, diretora da Setin Incorporadora
Um estudo realizado pela Opendoor, plataforma digital líder para imóveis residenciais, constatou que 75% dos compradores de imóveis relataram que considerariam comprar uma casa de forma online. Segundo a empresa, o motivo para isso é que todas as gerações concordam em uma coisa: as ferramentas digitais ajudam a economizar dinheiro.
Outro estudo realizado pela Deloitte, “Comportamento do consumidor de imóveis em 2040“, destacou que a nova geração de consumidores imobiliários busca cada vez mais “consumir informação relevante, humana e personalizada. Manter canais abertos e uma linguagem objetiva, lúdica e eficiente serão fundamentais para que as empresas possam transmitir sues conceitos e valores – que devem ser verdadeiros e estar alinhados aos do público com o qual se relaciona”.
Além disso, esses consumidores têm procurado por alguns outros diferenciais no processo de compra do lote. Vamos conhecer alguns deles?
1. Experiência do cliente elevada
Hoje, os compradores de lote estão comparando não apenas as melhores experiências que tiveram como clientes imobiliários, mas as melhores experiências como clientes de um modo geral. Eles esperam redução de atrito no processo de compra e venda, o que inclui estar disponível em múltiplos canais e meios de comunicação, utilização de recursos virtuais e antecipação do que vem a seguir.
A personalização também é uma questão chave. É preciso integrar o seu propósito a tudo o que você faz, aproveitando suas estratégias e ferramentas online para garantir que os clientes se sintam especiais.
2. Rápido atendimento
Atrelado a uma boa experiência do cliente está o desejo por tempos de resposta mais curtos.
Para isso, é preciso desenvolver uma estratégia de marketing digital imobiliário altamente eficaz e incorporar diferentes elementos ao seu negócio, como chatbots, acesso mobile às informações do cliente, tours virtuais, vídeos, etc.
É necessário também avaliar de forma constante a forma como seus clientes interagem com sua empresa, tanto de forma online quanto offline. Assim como cada empreendimento é diferente, cada público também é diferente, dessa forma, seu atendimento com cada um desses públicos deve ser adaptado de acordo.
3. Experiência imersiva com o empreendimento
À medida que mais pessoas utilizam ferramentas online para pesquisar onde construir suas casas, elas também buscam informações sobre como é realmente viver lá. Elas querem conhecer quais recursos o empreendimento e o bairro oferecem, como restaurantes, mercados, entretenimento e outros fatores que influenciam os valores das casas.
Criar uma experiência imersiva com base nesse desejo do comprador de lote pode gerar maior confiança e mais autoridade, economizando tempo e dinheiro do cliente.
4. Garantia de comodidade
Com o desequilíbrio do mercado imobiliário causado principalmente pela pandemia, as pessoas passaram a gastar mais na compra de casas.
A concorrência aumentou, e quem busca a compra de um lote está pagando mais para garantir segurança e comodidade. Hoje, eles buscam por empreendimentos completos, que ofereçam diferentes tipos de serviços – como lavanderia e coworking – e áreas como academia, piscina e parque seguros para toda a família.
5. Mais acesso a informações e conteúdo
Os clientes imobiliários de hoje desejam acesso a informações gratuitas e ricas em detalhes.
Com base nisso, para que os agentes imobiliários obtenham uma boa classificação em seus respectivos mercados, eles devem agregar valor por meio do conteúdo do seu site. Acima de tudo, os clientes buscam por empresas que estabelecem confiança, credibilidade e valor agregado.
6. Identificação com o propósito da empresa
As pessoas estão de olho nas empresas que têm um propósito claramente definido, ou seja, que sabem porque elas existem e para quem existem.
Quando suas ações são orientadas por um propósito compartilhado com o seu público, acontece uma conexão entre sua identidade e seu compromisso com aquilo que você acredita e propaga.
Por exemplo, algumas loteadoras priorizam utilizar recursos sustentáveis em suas construções. Para muitas pessoas, a sustentabilidade é essencial em um empreendimento, fazendo questão de morar em um local construído ou administrado por uma empresa que compartilhe os mesmos valores que elas.
A tecnologia certamente acelera os processos, tornando-os mais eficientes, se usados corretamente. Assim, para atender melhor o cliente imobiliário de hoje, você deve abraçá-la de braços abertos e acompanhar todas essas mudanças no comportamento do seu público – elas são fundamentais para que você condicione suas estratégias e potencialize o processo de compra e venda de lote!
E então, gostou desse artigo? Se deseja receber mais insights sobre o mercado imobiliário, assine a newsletter da InstaCasa para receber semanalmente conteúdos como esse.