Quando moramos em ambientes pequenos, nossa maior vontade é aproveitar cada espacinho, não é mesmo? Acontece que, nessa ânsia por ocupar o nosso lar, muitas vezes metemos os pés pelas mãos. Quando isso acontece, acabamos entulhando objetos, escolhendo a decoração errada ou, até mesmo, apostando em cores que reforçam a impressão de estarmos em um “quadradinho”.
Pensando nisso, a equipe da InstaCasa separou algumas dicas incríveis para que você consiga ampliar ambientes compactos e, assim, dar uma sensação maior de profundidade aos cômodos da sua casa.
Vamos lá? 😊
Aposte em espelhos para a decoração
O espelho pode ser considerado um objeto de decoração milagroso para a ampliação de ambientes pequenos, já que dão uma sensação de extensão.
Caso você esteja em dúvida sobre qual tipo de espelho escolher, temos uma informação valiosa: espelhos verticais ampliam a altura, enquanto espelhos horizontais dão a impressão de uma largura ainda maior.
Eles também devem ser instalados em um local neutro, como o hall de entrada, para que eles não interfiram na decoração, uma vez que todas as coisas que estão no cômodo serão duplicadas. Nosso objetivo não é poluir os ambientes, não é mesmo?

Use e abuse de cores claras em ambientes pequenos
Apesar de ser uma dica simples, tonalidades claras podem colaborar para aumentar a sensação de amplitude em um ambiente.
Além de passarem essa impressão de ambiente maior, elas também transmitem uma leveza agradável. Isso vale para a parede e, também, para o piso. Se você utilizar o mesmo tom em ambos, causará a impressão de continuidade e monotonia. Essa última, inclusive, ajuda a deixar a sensação de que existe um espaço maior.
Caso você ache a mesma cor monótona demais, pode apostar no efeito tom sobre tom. Ele consiste, basicamente, em expandir a paleta de opções para o mesmo cômodo sem contrastar demais.
Outra dica para “fugir” da monotonia de um ambiente e seguir com a sensação de amplitude gerada pelas cores claras, é a de apostar na decoração com plantas. Elas são capazes de encher os ambientes de vida e alegria.

Integre ambientes para ampliar cômodos pequenos
Derrubar paredes para integrar ambientes é uma solução infalível para ganhar alguns metros quadrados de livre circulação.
Isso acontece porque, sem a divisão dos cômodos, você quebra aquela sensação de bloqueio, fazendo com que o ambiente ganhe mais luminosidade e amplitude.
Para isso, você pode, por exemplo, apostar na cozinha americana aberta com a sala de estar. Além de ganhar o espaço que, antes, era de uma parede, você também ganhará em qualidade de vida, já que poderá cozinhar perto dos seus amigos ou familiares que estiverem na sala.

Ocupe espaços de forma inteligente
Quando o espaço disponível é considerado pequeno, devemos pensar no aproveitamento de cada cantinho. Isso ocorre porque ninguém quer andar e bater a perna a mesinha de centro ou acertar o dedão no sofá, não é mesmo? Ocupando os espaços de forma inteligente, você não precisará sacrificar a circulação nos ambientes.
Além disso, é importante que você escolha um mobiliário funcional, que colabore com a organização do ambiente. Móveis de linha reta e no estilo clean valorizam cômodos pequenos, pois proporcionam a sensação de maior espaço.
Vale lembrar ainda que, se você dispõe de poucos metros quadrados, deverá utilizar somente aquilo que é realmente necessário.

Saiba escolher a luminária ideal para cada ambiente
Por último, mas não menos importante, para garantir que um ambiente tenha a sensação de amplitude, você deverá apostar na iluminação. A luz adequada proporciona um ambiente aconchegante, destaca a decoração e, ainda, é capaz de aumentar espaços.
Confira uma lista com os melhores tipos de iluminação para espaços enxutos:
- Cozinha e área de serviço: luz branca, fluorescente ou LED;
- Banheiros residenciais: luz com tons amarelados e quentes;
- Quartos: iluminação amarelada indireta, com foco de luz direcionado para o teto ou parede;
- Sala de estar e/ou de jantar: lustres, LED ou trilho de iluminação com tons amarelados;
- Sala de jantar: lustres com lâmpadas de LED.

E você, tem outras dicas para ampliar ambientes pequenos? Comenta aqui embaixo! 😊
Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!
Respostas de 4