fbpx

Círculo cromático: uma importante ferramenta para harmonizar ambientes

Publicado em 21 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5 minutos

As cores são responsáveis por uma série de estímulos, influenciando ativamente aqueles que as percebem. E isso não é diferente na área da arquitetura. Em nossas casas, as cores podem afetar nosso bem-estar e nossa qualidade de vida, sendo tão relevantes quanto outros elementos que constituem um projeto arquitetônico.

Além de serem utilizadas para destacar a beleza dos ambientes, elas podem atuar de forma estratégica para provocar estímulos de acordo com a proposta de cada espaço.

Nesse sentido, utilizar um círculo cromático facilita a escolha das cores. Com ele, suas combinações e escolhas podem ser feitas de maneira harmônica, possibilitando uma verdadeira transformação nos ambientes.

Mas o que é círculo cromático?

O círculo cromático é uma ferramenta ilustrativa utilizada para nos ajudar a visualizar as cores e suas relações entre si.

Também conhecido como roda ou círculo de cores, o círculo cromático teve sua primeira representação creditada a Isaac Newton. No fim do século XVII, ao observar que a luz refletia um espectro de cores, Newton desenvolveu um círculo cromático contendo sete cores: o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

O trabalho de Newton, assim como de outros estudos sucessores, levou o círculo cromático ao que conhecemos hoje. Composta por doze cores, a paleta do círculo contém:

Cores primárias: amarelo, azul e vermelho

Cores Primárias - Círculo Cromático

As cores primárias são a base do círculo cromático. Elas são chamadas de primárias porque suas cores não podem ser obtidas através da combinação de outras cores e todas as outras cores do círculo são por elas derivadas.

Cores secundárias: laranja, violeta e verde

Cores Secundárias - Círculo Cromático

As cores secundárias são as cores formadas pela mistura das cores primárias.

  • Vermelho + Amarelo = Laranja
  • Vermelho + Azul = Violeta
  • Azul + Amarelo = Verde

Cores terciárias:

No total, existem seis cores terciárias, que são criadas ao misturar partes iguais de uma cor primária e secundária.

Cores Terciárias - Círculo Cromático

Ao desenhar uma linha no centro do círculo cromático, será possível também perceber as cores quentes (em tons de vermelhos, laranjas e amarelos) e as cores frias (em tons de azul, verde e roxo).

Cores quentes e frias - Círculo Cromático

Entendendo a harmonia de cores

Mulher escolhendo cores para pintar a parede

Harmonizar cores significa realizar combinações entre cores que são visualmente agradáveis e proporcionam uma sensação de conforto visual.

Nosso cérebro tende a rejeitar informações pouco estimulantes e, quando um ambiente não é harmonioso, ele pode parecer caótico ou simplesmente não envolver as pessoas nele inseridas. Entretanto, a harmonia proporciona um equilíbrio dinâmico ao espaço, proporcionando maior interesse visual e sensação de conforto.

Como um dos principais usos do círculo cromático é nos ajudar a reconhecer as relações visuais entre as cores, ele é uma ferramenta essencial para que possamos escolher as cores de um ambiente de forma harmoniosa.

Abaixo, estão alguns esquemas básicos de cores que você pode escolher para os seus ambientes ao consultar um círculo cromático.

O efeito das cores monocromáticas

Um esquema monocromático de cores utiliza tons e sombras na mesma cor, sendo uma combinação simples para aqueles que não querem errar. Assim, você pode, por exemplo, utilizar uma cor específica em suas paredes e utilizar outros tons da mesma cor em seu teto ou piso, ou até mesmo em sua decoração.

Apesar de parecer simples, optar por variações de tonalidades possibilita deixar os ambientes com um ar mais moderno. Mas, se você quer deixar sua decoração monocromática mais interessante, a dica é investir em texturas.

Ambiente de sala monocromático - azul

O efeito das cores complementares

Cores complementares - círculo cromático

As cores complementares são aquelas que estão em posições opostas no círculo cromático, sendo as que apresentam maior contraste entre si.

Embora as cores opostas pareçam que não funcionam bem juntas, elas podem fortalecer uma a outra para criar uma aparência de impacto. Por esse motivo, essa combinação de cores é ideal para quem deseja criar um ambiente cheio de energia e personalidade.

Só cuidado para não exagerar e deixar o ambiente cansativo ou caótico, hein?

O efeito das cores análogas

Cores análogas - círculo cromático

As cores análogas ficam lado a lado no círculo cromático. Ao criar um esquema análogo de cores, uma cor dominará o ambiente, enquanto as outras servirão como apoio.

Essa combinação é ideal para criar uma unidade de cor aos ambientes e tende a se manifestar em uma cor de parede combinada à cor de tecidos de sofá, cadeiras ou cortinas, por exemplo.

O uso da tríade

Tríade - círculo cromático

Um esquema de cores em tríade consiste em três cores que possuem a mesma distância no círculo cromático, formando um triângulo quando ligadas.

Esse tipo de combinação é bem ousada e cria um contraste maravilhoso entre as cores, proporcionando uma aparência vibrante ao ambiente.

Quais os significados das cores?

A relação do humano com os ambientes em geral é em grande parte baseada na percepção sensorial da cor. Isso quer dizer que a cor nos influencia psicologicamente e algumas dicas da psicologia das cores aplicada à arquitetura podem te ajudar a obter os melhores efeitos desejados para cada ambiente, seja para criar um espaço mais relaxante ou mais estimulante.

A psicologia das cores nos ajuda a entender quais as percepções que cada cor aplicada em diferentes ambientes provoca na mente humana. Então, que tal dar uma olhada no significado de algumas cores utilizadas na decoração?

  • Vermelho: energia, paixão, calor, movimento, força, poder
  • Laranja: criatividade, entusiasmo, euforia, animação
  • Amarelo: brilho, amizade, vivacidade, alegria
  • Verde: serenidade, calma, refrescância, tranquilidade
  • Azul: otimismo, segurança, confiança, ordem, fé
  • Roxo: calma, suavidade, relaxamento, bem-estar
  • Rosa: calma, animação, intimidade, delicadeza, feminilidade
  • Marrom: terra, simplicidade, utilidade, seguro, estável
  • Branco: calma, limpeza, pureza, inocência, estéril
  • Preto: sofisticação, ousadia, profundidade, elegância

Então, gostou desse conteúdo? Está pronto para criar novas combinações de cores e transformar o seu ambiente? Assine a newsletter da InstaCasa para receber mais conteúdo sobre arquitetura e dicas para decorar sua casa.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Assine nossa newsletter

baixe nossos materiais

Posts relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades na área de loteamentos