O Big Data está revolucionando os modelos de negócios em diversos setores, incluindo o mercado imobiliário. Ele tem mudado a dinâmica de como as empresas operam, oferecendo a oportunidade para que elas pensem em soluções inovadoras que agreguem valor e tomem decisões de negócios mais informadas para prosperar em uma economia altamente competitiva.
Hoje, as empresas imobiliárias podem receber dados em tempo real através do Big Data. Esses dados permitem que players imobiliários, como corretores, loteadores, investidores e compradores avaliem riscos e descubram grandes oportunidades.
De acordo com um relatório da Raconteur, intitulado “Um dia em dados”, estima-se que 463 exabytes de dados serão gerados diariamente até 2025. Para a PwC, as empresas que se orientam através desses dados têm três vezes mais chances de obter melhorias significativas na tomada de decisões.

O que é e como funciona o Big Data?
Entender o que é o Big Data fornece uma visão de como ele pode ser aplicado para a análise do mercado imobiliário.
De acordo com o Gartner, o Big Data trata-se de “ativos de informações de alto volume, alta velocidade e/ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações que permitem uma visão aprimorada, tomada de decisão e automatização de processos”. Ele funciona através de algoritmos que são aplicados para compreender as tendências do comportamento do consumidor e, consequentemente, trazer informações de como esse consumidor pode ser atingido e de que forma ele ficará satisfeito.
O segredo para alcançar eficiência com o Big Data não está em quantos dados uma empresa possui, e sim como ela os utiliza. Mas, para o mercado imobiliário, o que isso realmente significa? A que resultados o Big Data pode levar?

Impactos do Big Data no mercado imobiliário
Antes do surgimento e propagação do Big Data como uma solução para análise de dados, as decisões imobiliárias eram geralmente tomadas com base em estimativas de mercado, e muito dificilmente em dados estatísticos. Essa saída abriu espaço para a tomada de decisões mal informadas e grande perda de lucro, em muitos casos.
Com o Big Data, entretanto, as empresas imobiliárias podem usar dados demográficos, geográficos e até os não estruturados (como vídeos e imagens) para estratégias de marketing, interações personalizadas e coleta de insights sobre as necessidades, desejos e tendências do comportamento dos clientes.
O impacto é bastante positivo e envolve alguns benefícios listados abaixo.
#1 Decisões mais rápidas
A análise do Big Data pode fornecer insights para que clientes ou empresas imobiliárias tomem as melhores decisões de forma mais rápida.
Ela pode oferecer, por exemplo, uma visão profunda de propriedades específicas, usando uma variedade de dados sobre como um terreno ou um imóvel foi utilizado no passado, reivindicações de seguro que foram arquivadas e autorizações relacionadas a problemas existentes na propriedade.
#2 Redução de riscos
O Big Data pode oferecer dados relevantes que analisam a condição de uma propriedade.
A análise engloba idade, solidez, reformas e informações sobre o proprietário de um imóvel. Isso reduz as dúvidas relacionadas ao imóvel e revela seu potencial, minimizando os fatores de risco tanto para investidores quanto para os compradores.
#3 Avaliações detalhadas de propriedades
A análise de dados está sendo rapidamente empregada no setor imobiliário para produzir avaliações mais detalhadas de propriedades.
O processo de estimativa de um valor de um imóvel é difícil e demorado, pois requer informações completas sobre a condição do imóvel, sua localização, tamanho, etc. Mas através de dados mais precisos e maior percepção das tendências do mercado, é possível avaliar de forma mais descomplicada o valor de uma propriedade.
#4 Melhores estratégias de marketing
Dados coletados de mídias sociais, pesquisas de negócio ou de informações disponíveis em ambientes digitais fornecem insights para que as empresas possam atingir seu público-alvo.
Com o Big Data é possível, por exemplo, saber se um cliente em potencial possui filhos, animais de estimação e quantas pessoas moram com ele. Com essas informações, as empresas imobiliárias economizarão tempo e dinheiro nas estratégias de marketing, sendo mais assertivas nas segmentações de público-alvo e otimizando o envolvimento de suas campanhas.
#5 Melhor experiência do cliente
As empresas imobiliárias precisam saber exatamente o que um potencial comprador está procurando, e o acesso a dados é essencial para esse objetivo.
Com a ajuda do Big Data, a jornada do cliente pode ser melhor traçada e reconhecida. Quando uma empresa imobiliária sabe o que os clientes esperam em cada etapa do processo, a experiência do cliente se torna muito mais personalizada e mais eficaz.
#6 Otimização da receita imobiliária
O objetivo fundamental de todo o negócio imobiliário é maximizar suas receitas e o retorno do investimento.
Com todas as vantagens oferecidas pelo Big Data, bem como outras tecnologias capazes de impulsionar o negócio, sua empresa poderá usar informações sobre as preferências dos clientes e os históricos de pedidos para impulsionar as vendas direcionadas e produtos atraentes. Em paralelo, é possível criar estratégias de negócios mais adaptadas, o que pode garantir o aumento da receita.

Como você pode ver, tanto as empresas quanto os compradores obtêm os benefícios do Big Data. Além disso, se combinado com outras tecnologias, como Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, o Big Data permite a criação de soluções mais atrativas que permitem maior capacidade analítica de negócios.
E então, sua empresa tem utilizado dados para criar estratégias e oferecer experiências personalizadas aos seus clientes? Conta pra gente nos comentários quais os impactos isso tem gerado no seu negócio. E para receber mais conteúdos como esse, assine a newsletter da InstaCasa.
