Uma tendência arquitetônica que tem ganhado cada vez mais espaços nos lares brasileiros é a da integração de ambientes. Aqui no Blog InstaCasa, anteriormente, falamos sobre cozinha integrada e, agora, trouxemos ideias sobre área de lazer integrada, uma excelente opção para quem gosta de receber familiares e amigos em casa.

Ter uma área de lazer integrada a ambientes da casa contribui para a otimização do espaço, flexibilizando sua utilização em momentos diferentes, principalmente quando pensamos em residências que possuem cômodos pequenos.
Para falar um pouco mais sobre o tema, trouxemos a arquiteta Fabiana Chiaroni, que integra o #DreamTeam de arquitetos da InstaCasa. Não vai querer perder dicas incríveis de integração da área de lazer com os ambientes da sua casa, não é mesmo?
Quais as vantagens de ter uma área de lazer integrada à casa?
“Uma das principais vantagens de ter uma área de lazer integrada à casa diz respeito à sensação de amplitude que o ambiente recebe. Antigamente, tínhamos uma percepção muito clara do que era sala, do que era a cozinha e o que era a área externa. Hoje em dia, tudo funciona junto. A maioria dos projetos são pensados para oferecerem a possibilidade de integração”, explicou a arquiteta.
A ideia de ter uma área de lazer integrada é aproveitar melhor o espaço. Quando ocupamos bem um lote, com um projeto de arquitetura de qualidade, temos a sensação de pertencimento e de que estamos não somente em uma casa, mas em um lar. Isso ocorre porque aquela construção passa a ser a sua maior referência de conforto e tranquilidade, além de oferecer melhores possibilidades para curtir momentos únicos com a família e os amigos.
“Imagina a seguinte situação: você está preparando uma salada e os seus convidados estão circulando pela área externa: as crianças na piscina, alguém fazendo um churrasco. Você consegue participar do papo e se divertir junto, uma vez que não existem barreiras físicas entre você e os seus convidados”, exemplificou Chiaroni.
Além disso, é possível integrar a área de lazer da sua casa, seja ela composta por um deck, por uma piscina, uma churrasqueira ou o “pacote completo”, com ambientes como cozinha, sala de estar, sala de jantar e até mesmo jardins de inverno. Se você tiver um espaço de bar ou adega em casa, também pode integrá-lo ao ambiente externo, criando uma atmosfera sofisticada.
Área de lazer integrada = praticidade no dia a dia?
“Quando falamos sobre área de lazer integrada, é super importante levarmos em consideração a praticidade que ela leva ao dia a dia das pessoas que moram na casa. É um ponto que pesa na decisão. Por exemplo: se você tem a cozinha integrada à área externa, que tem uma churrasqueira, você elimina aquela necessidade de ficar dando voltas com louças. E isso é vantajoso. Com áreas não-integradas, talvez fosse necessário montar uma cozinha na área da churrasqueira. Essa montagem sai muito mais cara do que se você optar, por exemplo, por integrar esses ambientes”, citou a arquiteta da InstaCasa.
Outra praticidade que a área de lazer integrada oferece é a possibilidade de criar espaços confortáveis, sem que você precise procurar uma “fuga” da rotina em hotéis, pousadas e clubes. Se você for integrar sua área externa com a sala de estar, por exemplo, é possível, por meio da decoração e da escolha de mobiliário correto, levar um clima de sossego para sua casa, que pode passar a transmitir a sensação de que você está em uma casa de praia ou uma casa de campo.
E aí, ficou interessado em integrar sua área de lazer com ambientes da sua casa? Conta pra gente nos comentários desse post! Além disso, se você curte conteúdos de arquitetura, decoração e inovação, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber, semanalmente, conteúdos incríveis produzidos pela nossa equipe de especialistas.
*Capa: HomeMagazine