Você já se pegou pensando em como “mudar os ares” da sua casa com uma nova pintura, mas desistiu por não saber nem por onde começar? Já fez um orçamento e ficou assustado com os valores, desistindo de alterar as cores das paredes? Ou, ainda, está precisando economizar e decidiu pintar a sua própria casa? Este artigo é, com certeza, para você!
A equipe da InstaCasa elaborou uma série de #DicasDeObra e, nessa abertura, te ensinaremos a preparar e pintar uma parede interna como um profissional, para obter o resultado ideal na casa dos seus sonhos. Vamos lá? 😊
Preparando a parede interna para pintura como um profissional
Embora muitas pessoas pensem que preparar e pintar uma parede interna seja uma tarefa fácil, esta etapa é bastante delicada e exige alguns cuidados especiais. Isso acontece porque, para obter um bom resultado, você precisa prepará-la antes de entrar com a tinta. É essa preparação que definirá a qualidade final da pintura e sua durabilidade.
Por exemplo, se você for pintar uma parede nova, você precisará nivelar a superfície e eliminar as imperfeições com massa corrida. Se for fazer uma repintura, deverá primeiro consertar problemas como manchas, bolhas ou mofo, além de imperfeições para depois seguir com a pintura.
Para garantir uma pintura profissional é preciso basicamente seguir três passos:
- Preparação da superfície;
- Nivelamento de imperfeições com massa e lixa;
- Acabamento com a pintura.
Inicialmente, seja nos casos de pintura de parede nova, ainda no reboco, ou de repintura, a limpeza é uma etapa fundamental. Para fazê-la, utilize água e sabão neutro. Se perceber algum princípio de mofo, você ainda pode utilizar água sanitária, deixando-a agir por uma hora e, em seguida, lavando-a com água. Depois que a parede estiver seca, você estará pronto para dar continuidade ao processo.
Em caso de paredes novas, você deverá:
- Lixar a parede: para lixar uma parede nova, você deverá utilizar um material com gramatura mais grossa, como de 60 ou 80. Esfregando-a na parede, você eliminará o excesso de areia que costuma ficar no reboco depois da secagem e que pode ser prejudicial à pintura. Passe a lixa de forma uniforme e sem aplicar muita força nesse processo, porque a lixa será usada apenas para retirar o excesso, e não para criar ranhuras na parede. Depois de fazer isso, retire, com uma vassoura, qualquer excesso de areia que ainda pode ter permanecido no local;
- Aplicar o selador: o selador é um material que possui a função de corrigir a absorção da tinta pela parede, evitando que resíduos se fixem à tinta. Ele é super importante nesse processo porque as paredes novas costumam absorver tinta de maneira desigual, o que pode causar manchas na sua pintura. Por isso, utilize o selador, que pode ser encontrado de forma pigmentada ou transparente. Apesar de possuírem a mesma função, são diferentes, uma vez que o selador pigmentado cobrirá uma parte da superfície, enquanto o transparente não fará isso por ser, como o próprio nome já diz, transparente;
- Aplicar massa corrida: a massa corrida é uma substância que uniformizará a parede da sua casa nova. Ela possui, em sua composição, agentes e propriedades selantes que evitam problemas como imperfeições, fissuras na pintura, descascados e texturas desniveladas. Além disso, a massa corrida também ajuda a economizar tinta, uma vez que auxilia reduzindo a porosidade das paredes. Depois que a massa estiver seca, use a lixa para deixar a superfície uniforme.
Em caso de repintura, siga este passo a passo:
- Aplique um fundo preparador: um fundo preparador é super importante para garantir um resultado profissional à repintura da sua parede. Ele ajuda a agregar as partículas soltas, fazendo com que a tinta tenha uma aderência maior à parede. Em casos de parede de gesso, por exemplo, ele evita que as mesmas, que não estão preparadas para receber qualquer tipo de tinta, fiquem amareladas. A aplicação deverá ser feita de acordo com as orientações do fabricante. Seu uso é indicado para paredes em gesso, paredes pintadas com cal, paredes que estão descascando, reboco esfarelando e rebocos novos que não passaram pelo processo de cura;
- Corrija as imperfeições: se você notou alguma imperfeição na parede que será repintada, corrija-a! Você deverá utilizar a massa corrida nesse processo e, depois que a substância secar, deverá lixá-la para que a superfície fique lisa.
Pintando a parede interna de forma profissional
Depois de preparar a parede para garantir que sua pintura fique, realmente, perfeita, você deverá aplicar a tinta que escolheu. Essa é a parte mais “gostosa” do processo, porque você verá o seu plano entrar, definitivamente, em ação.
Entretanto, antes de começar a aplicar a tinta, lembre-se de proteger as tomadas, janelas, pisos e móveis. Você pode proteger os interruptores, rodapés e rodatetos com fita crepe e usar uma lona, ou jornais, sobre chão e móveis, evitando que os respingos de tinta acabem atingindo-os.
Depois disso, prepare a tinta de acordo com as instruções do fabricante. Na maioria dos casos, você deverá abrir a lata de tinta e colocar a quantidade desejada em uma bandeja adequada. Em seguida, coloque água na bandeja, misturando-a com a tinta, mexendo-a com um misturador, deixando a substância uniforme.
Com a tinta pronta, utilize um rolo de lã de carneiro na sua parede interna para começar a pintar. Coloque o rolo na tinta, retirando os excessos da ferramenta. Comece a aplicar o produto na superfície, executando movimentos uniformes, até que toda a parede esteja coberta. Espere a tinta secar e, se necessário, repita o procedimento na segunda demão. Nos cantos e encontros de parede, use um pincel pequeno para realizar a pintura, deixando toda a superfície igual.
E agora, ficou mais fácil entender como um profissional trabalha e está pronto para preparar e pintar uma parede interna e deixá-la com um acabamento perfeito? Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog! 😊
Respostas de 2