9 materiais inovadores que irão impactar a arquitetura e a construção

Publicado em 29 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 6 minutos

A inovação na arquitetura e na construção está ganhando força. Hoje, recursos como drones, realidade virtual, realidade aumentada, BIM, gerenciamento de projetos e outros já são uma realidade. Mas não para por aqui…

A inovação também está sendo implementada nos materiais de construção que, por sua vez, estão sendo dominados pelas novas tecnologias e novos recursos de produção.

Ao longo dos anos, pudemos acompanhar os avanços tecnológicos que impactaram essa indústria, desde o concreto durável utilizado nas antigas estruturas até o aço que hoje é largamente utilizado em pontes e arranha-céus.

Mas, na verdade, a inovação nem sempre se trata de criar novas tecnologias ou materiais. Na arquitetura, ela pode se dar ao repensar a forma como o material pode ser utilizado, seja de maneira mais sustentável ou mais artística e expressiva.

A necessidade de acompanhar a demanda por habitação e criar um espaço mais sustentável com menores custos levou ao desenvolvimento de novas soluções e materiais inovadores para a construção. Tais materiais permitem que os arquitetos e engenheiros ofereçam cada vez mais resistência, durabilidade e flexibilidade para as suas construções, além de impactar a aparência e funcionalidade dos projetos.

Vamos conhecer alguns desses materiais inovadores que estão revolucionando a construção e a arquitetura? Certeza que o nº 9 vai te surpreender 😉

1. Concreto auto regenerativo

concreto com fissuras

Rachaduras em concreto são muito comuns, não é verdade? Provavelmente você já passou por essa situação em sua própria casa e sabe como é desgastante fazer os consertos. A boa notícia é que pesquisadores de todo o mundo já estão buscando a solução para esses problemas através de concretos auto regenerativos.

O nome já é suficiente para você entender o que esse material propõe. Em suma, ele busca superar uma das maiores desvantagens do concreto: a sua facilidade de formar fissuras.

No mundo, existem diversos tipos de concretos auto regenerativos sendo produzidos ou em fase de pesquisa. Um dos tipos mais conhecidos é o concreto que utiliza a bactéria Bacillus Pasteurii junto com seus nutrientes para preencher as rachaduras. Funciona da seguinte forma: sempre que surge uma rachadura e a umidade entra, a bactéria consome seu alimento (uma forma de amido) e excreta calcário, que faz uma ligação com o concreto e reconstrói, assim, a fissura.

A desvantagem desse tipo de concreto é que, por ainda estar em fase de pesquisa, pode custar bem mais que o próprio concreto. Mas a longo prazo, pode ser uma excelente alternativa principalmente em termos de manutenção.

O concreto auto regenerativo é um dos materiais inovadores que poderão trazer grandes benefícios para o futuro da indústria da construção
O concreto auto regenerativo é um dos materiais inovadores que poderão trazer grandes benefícios para o futuro da indústria da construção

Olha que legal esse vídeo explicando como funciona:

2. Concreto dobrável

Atualmente, quase toda a construção é baseada em concreto. No item anterior, já falamos sobre a facilidade que esse material tende a rachar, mas, além disso, embora seja um material extremamente forte, o concreto é limitado à carga que consegue suportar.

Pensando nessas limitações, a produção de um concreto criado com fibras poliméricas, que tornam o material mais flexível, foi apresentada como uma solução. As fibras, que compõem 2% do material, tornam o concreto dobrável cerca de 500 vezes mais resistente à ruptura do que o concreto normal. Dessa forma, além de quebrar menos, esse material também fornece mais absorção de choque.

O concreto dobrável é 500 vezes mais resistente que o concreto que conhecemos, sendo um dos materiais inovadores para a construção com mais potencial de uso

3. Cimento gerador de luz

Com a evolução da indústria da construção, uma das principais tendências é a criação de estruturas mais eficientes em termos de recursos e energia.

Já imaginou um material que tem a capacidade de absorver e irradiar luz? Pois foi isso que o Dr. José Carlos Rubio Ávalos, da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, criou: um cimento gerador de luz com grande potencial de uso. Podendo irradiar luz, o cimento pode ser usado em piscinas, estacionamentos, fachadas, sinalização rodoviárias e muito mais.

Composto por sílica, areia de rio, resíduos industriais, álcalis e água, o cimento gerador de luz é recarregado apenas com a luz do dia e tem durabilidade estimada em mais de 100 anos, o que o faz compor a lista de um dos materiais mais inovadores para a construção.

o cimento gerador de luz é carregado apenas com a luz do dia e tem ciclo de vida estimado em 100 anos

4. Madeira Laminada Cruzada

A madeira laminada cruzada não requer nenhum combustível fóssil para a sua fabricação.

Ela possui um design em camadas, com pequenos pedaços de madeira maciça laminados e colados sob alta pressão em direções opostas, resultando em uma estrutura forte.

Além de possuir uma pegada de carbono reduzida, uma outra vantagem da madeira laminada cruzada é a melhor resistência à água, quando comparada à madeira tradicional.

Originário da Europa, esse material já é mundialmente utilizado e uma excelente opção de material estrutural graças à sua rápida produção, qualidade e flexibilidade no design. Pode ser utilizado na construção de telhados, vigas e colunas, podendo também substituir o concreto armado ou o aço estrutural para a construção de arranha-céus devido à sua resistência.

Foto: Archdaily

5. Madeira transparente

A madeira transparente é um dos materiais inovadores para a construção, podendo substituir materiais como vidro e plástico.

Já pensou em utilizar madeira para substituir o vidro de janelas e painéis solares? Com a madeira transparente isso é possível!

Criada pelo pesquisador sueco Lars Berglund, a madeira transparente é possível graças ao processo químico de remoção da lignina, um elemento natural da parede celular da madeira. Ao remover a lignina, a madeira torna-se branca e a superfície é então revestida com um polímero transparente.

Ela é uma ótima alternativa a outros materiais como o vidro e o plástico, tendo a mesma resistência que a madeira, sendo muito mais leve.

Entre outros benefícios, estão sua baixa densidade em comparação ao vidro, baixa condutividade térmica e a própria transparência, que reduz a necessidade de luz artificial e minimiza o consumo de energia.

A madeira transparente é um dos materiais inovadores para a construção, podendo substituir materiais como vidro e plástico.
Foto: KTH Royal institute of technology

6. Bioplástico

Forte e duradouro, o plástico que conhecemos é também um dos elementos mais contaminantes do mundo, graças ao seu processo de biodegradação lento.

Assim, uma inovação com grande potencial de uso está relacionada ao uso de bioplástico para criar móveis, revestimentos, elementos estruturais, pontes ou pilares. O bioplástico é feito de recursos renováveis de biomassa, como algas, celulose ou outros materiais que podem se degradar mais rapidamente quando são descartados.

7. Tijolos absorventes de poluição

E se os tijolos pudessem ajudar a filtrar o ar em vez de apenas fornecer suporte? Pois é, os tijolos absorventes de poluição têm esse objetivo!

O material inovador foi pensado para fazer parte do sistema de ventilação padrão dos edifícios e é capaz de sugar os poluentes do ar e liberar o ar já filtrado.

Além desse grande benefício, esses tijolos são baratos em comparação às tecnologias de filtragem mecânica, consomem menos energia e não requerem mão de obra especializada para serem fabricados.

Os tijolos absorventes de poluição, além de fornecer suporte, também são capazes de filtrar o ar.

8. Hidrocerâmica

Através da combinação de argila e hidrogel, foi criado um novo material que é capaz de resfriar o interior das construções: a hidrocerâmica.

Com capacidade de reduzir a temperatura interna em até 6ºC, esse benefício oferecido pelo material vem da presença do hidrogel em sua estrutura, que é capaz de absorver água até 500 vezes o seu peso em 20 minutos.

De acordo com os pesquisadores que desenvolveram a solução, isso poderia levar a uma redução de 28% no uso do ar condicionado, reduzindo significativamente as emissões de carbono e garantindo maior economia de custos.

A hidrocerâmica é capaz de resfriar o interior das construções e reduzir o uso de ar condicionado

9. Tijolos de bitucas de cigarros

Dentre tantos materiais necessários para a construção, quem adivinharia que o cigarro poderia ser um deles? Calma que vamos explicar!

A cada ano, toneladas de resíduos de bitucas de cigarro são produzidas, podendo contaminar o solo com elementos como arsênico, cromo, níquel e cádmio.

Com o objetivo de reduzir todo esse impacto causado pelas pontas de cigarro descartadas, pesquisadores desenvolveram tijolos feitos com esse material adicionado à mistura necessária para a produção de tijolos, que se tornaram mais leves e com maior eficiência energética do que o tijolo comum.

Os tijolos criados com bituca de cigarro são leves e possuem grande eficiência energética, compondo a lista dos materiais inovadores para a construção

Poderá levar um tempo para estas soluções serem largamente implementados, mas os materiais inovadores para a construção são uma esperança para um futuro mais limpo, seguro e sustentável.

Qual desses materiais você mais gostou? Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar abaixo e de se inscrever na newsletter da InstaCasa para receber nossas novidades!

Comentários:

Resposta de 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Assine nossa newsletter

baixe nossos materiais

Posts relacionados

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades na área de loteamentos