Proprietários podem escolher entre mais de 300 projetos arquitetônicos para o seu lote, desenvolvidos pela InstaCasa e sem custos adicionais
Segundo levantamento da InstaCasa , uma plataforma de projetos residenciais para loteamentos, em seu banco de dados, a empresa teve mais de 163 mil buscas por imóveis no interior no ano passado. A plataforma intensificou a sua participação nessas regiões e, com isso, está auxiliando famílias a encontrarem melhores alternativas para sair dos centros urbanos.
“A multiplicação do número de startups e de recursos destinados a elas são um termômetro do interesse que o setor desperta”, afirma Loreto. De olho nesse crescimento, os amigos decidiram fundar a Terracotta juntos em 2019. De lá para cá, já investiram em quatro empresas: a EmCasa (que conecta compradores e vendedores de imóveis), a Rede Vistorias (de vistorias imobiliárias), a InstaCasa (de projetos para loteamentos) e a OrçaFascio (um software para orçamento de obras). Juntas, as quatro startups faturaram 35 milhões de reais em 2020.
Desde março de 2020 a rotina das pessoas segue sendo alterada por conta da pandemia da COVID-19. Uma das alternativas utilizadas nesse período para melhorar a qualidade de vida foi a compra de imóveis em cidades do interior, que apresentam um clima mais amistoso, calmo e com mais espaço de lazer.
InstaCasa se posiciona como solução digital no segmento e tem expectativa de faturar R$6 milhões em 2021.
A InstaCasa, que tem mais de quatro anos de atuação no mercado de loteamentos, nasceu com o intuito de facilitar o acesso das pessoas à arquitetura e acelerar o processo de negociação de terrenos, uma vez que o loteador parceiro ganha um novo argumento para a venda.
A compra de imóveis é uma modalidade de investimento que tradicionalmente garante segurança no médio e longo prazo, sobretudo em momentos de crise econômica. Porém, para que o investimento de fato gere rendimentos contínuos, é preciso ficar atento se a planta da casa é atraente para locação. Leia a seguir as recomendações de Mauricio Carrer, CEO da InstaCasa, para analisar a planta de um imóvel.
A InstaCasa, startup que auxilia loteadores na venda de empreendimentos de forma digital, registrou crescimento de 250% no segundo semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, a empresa digitalizou mais de 24 empreendimentos este ano e movimentou R$200 milhões de reais entre março e novembro, ultrapassando dois mil lotes vendidos.
Primeiramente, Maurício Carrer, CEO e fundador da InstaCasa, explica que empreender é uma possibilidade para quem tem vontade. Ele afirma que é preciso buscar conteúdo a respeito da administração do negócio, conseguir capital e se preparar para desafios. Também cita a importância da escolha dos sócios , que devem estar alinhados quanto a objetivos.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o setor imobiliário teve seu espaço de crescimento durante a crise do coronavírus. Com a digitalização de processos, as empresas puderam otimizar suas operações e transformar o modelo tradicional de vendas, o que impactou positivamente nos resultados de empreendimentos como a InstaCasa.
Além de ajudar as famílias a conquistarem o sonho da casa própria mais rápido, o objetivo também é estimular a ocupação ordenada da cidade
A Terracotta também participou de um aporte de R$ 5 milhões, ancorado pela Domo Invest, na Rede Vistorias, especializada na vistoria de imóveis. Completam o portfólio a InstaCasa, que usa realidade aumentada para mostrar projetos de casas em lotes ainda vazios, e a OrçaFascio, um software para orçamento de obras.
Finalmente, muitas empresas startups, chamadas também de construtechs, estão mudando o setor imobiliário e de construção. No Brasil, elas têm se destacado principalmente nas seguintes áreas: orçamento, gestão de canteiros de obras, produção de conteúdo especializados e customizados, setor imobiliário, inovação de processos e tecnologias construtivas.
Desde pequenas startups até grandes corporações, ninguém foi poupado dos estragos da pandemia de Covid-19. A crise mundial quase paralisou indústrias inteiras e forçou empresas de todos os tamanhos a se adaptarem e evoluírem.
No Brasil, ainda existe uma concepção de que projetos arquitetônicos só servem aqueles que possuem uma condição financeira maior. Esse problema que, aos poucos, está sendo combatido, se deve à falta de conhecimento do verdadeiro trabalho desse profissional. Sendo arquiteto e sócio da InstaCasa , que surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a visualizarem a casa dos seus sonhos no momento da compra do lote, entendo a contribuição social da arquitetura na vida do morador: o profissional pode contribuir bastante para a qualificação a partir de diversas ações do seu dia-a-dia, sendo a mais óbvia delas, a qualificação dos espaços de moradia.
“Havia uma grande quantidade de pessoas que não sabiam o que fazer depois que compravam um lote”. O arquiteto Maurício Carrer trilhava uma carreira consolidada como executivo, trabalhando no mercado de loteamentos, até dar vazão ao antigo desejo de empreender. “Sabia que se não tentasse ter um negócio próprio, lá na frente eu seria uma pessoa amargurada...” Ele é o fundador da InstaCasa, uma plataforma digital usada por corretores que permite mostrar ao potencial comprador, de forma virtual, alternativas de projetos de casas sob medida para aquele terreno em negociação. Confira mais um episódio do podcast Empreendedores!
Em entrevista à DINHEIRO, Maurício Carrer, CEO da construtech IstaCasa, fala sobre a inovação que permite a visão, em tempo real, de tudo o que pode ser construído no espaço.
Morador pode contratar e acompanhar mudanças no imóvel por aplicativo.
Se posicionando como o "decorado" dos loteamentos, a InstaCasa busca reduzir as incertezas quanto ao que pode ser construído.
O principal objetivo é apresentar ao potencial comprador a sua casa dos sonhos. Desta forma, usando diversas tecnologias como realidade aumentada, a tomada de decisão no momento da compra é mais assertiva.
No Brasil, há cerca de 560 startups com soluções para o mercado, e a InstaCasa é uma delas.
Com a pandemia da Covid-19, a busca por residências mais amplas foi impulsionada junto com a mudança estrutural dos espaços. A população brasileira busca obter mais conforto e funcionalidade em seus lares
De olho no crescimento do mercado de loteamentos, a empresa oferece projetos personalizados com simulação digital.
Solução InstaCasa permite ainda que consumidores prevejam seus gastos para construção.
É possível aplicar filtros na busca pelo projeto ideal como, por exemplo, o número de dormitórios, área construída e até estilo.
De olho no crescimento do mercado de loteamentos, a empresa oferece projetos personalizados com simulação digital.
De olho no crescimento do mercado de loteamentos, a empresa oferece projetos personalizados com simulação digital.
De olho no crescimento do mercado de loteamentos, a empresa oferece projetos personalizados com simulação digital.
O mercado de loteamentos é um dos que mais cresce no Brasil, apenas no Estado de São Paulo são licenciados aproximadamente 150.000 lotes por ano. Segundo estudo da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), os lotes residenciais aparecem na liderança dos interessados em investir nesse setor, representando 80% do total.
A segunda edição do Garagem Duratex, programa de aceleração da Duratex, Inicia suas atividades para os próximos seis meses com um time de sete scale-ups. De acordo com as linhas temáticas definidas em conjunto com a Endeavor, as empresas desenvolvem soluções em produtos, serviços e tecnologia aplicados aos setores de construção, reforma e eficiência operacional.
A ideia é que, independente da necessidade do comprador, ele ache o projeto ideal na plataforma.
Startup usa tecnologia para apresentar ao comprador uma grande diversidade de projetos de arquitetura para o seu lote.
A startup InstaCasa - que tem como um de seus idealizadores o morador de Alphaville Mauricio Carrer - pensou nesta questão e empreendeu na área. Neste ano, a construtech, que permite que potenciais compradores visualizem uma grande variedade de projetos de arquitetura para implantação em cada lote no lançamento do empreendimento, recebeu uma rodada de investimentos de R$ 700 mil.
Startup usa tecnologia para apresentar ao comprador uma grande diversidade de projetos de arquitetura para o seu lote.
Que tal comprar um terreno em um loteamento e poder visualizar a sua futura casa, até mesmo "entrar" nela, ainda antes de o imóvel começar a ser erguido? Essa é a proposta da InstaCasa, startup que aposta na tecnologia para mudar a experiência de quem opta por esse tipo de investimento.
Quem acha que não dá pra fazer tecnologia a partir de tijolo e cimento está errado. Startups do setor de construção, reformas e mercado imobiliário estão crescendo no Brasil e começando a dar os primeiros sinais de que o setor, antes esquecido nas conversas sobre inovação no país, poderá ter importância central no desenvolvimento habitacional brasileiro.
Quem acha que não dá pra fazer tecnologia a partir de tijolo e cimento está errado. Startups do setor de construção, reformas e mercado imobiliário estão crescendo no Brasil e começando a dar os primeiros sinais de que o setor, antes esquecido nas conversas sobre inovação no país, poderá ter importância central no desenvolvimento habitacional brasileiro.
É possível aplicar filtros na busca pelo projeto ideal como, por exemplo, o número de dormitórios, área construída e até estilo.
A empresa utiliza tecnologias como realidade aumentada para apresentar possibilidades de construção em loteamentos.
A empresa utiliza tecnologias como realidade aumentada para apresentar as possibilidades de construção.
A InstaCasa cria plantas e experiências em realidade aumentada para ajudar clientes a projetar como ficarão seus lotes.
A visão dos empreendedores e o impacto social também foram determinantes para o investimento.
Se a compra de um imóvel já é difícil, a de um lote costuma ser ainda mais complicada. Além do investimento e da burocracia envolvidos, é preciso visualizar e elaborar um projeto que se adeque ao espaço. Para tornar esse processo mais ágil e simples, uma startup brasileira criou uma plataforma que funciona como um "decorado dos loteamentos".
A tecnologia está cada vez mais presente no mercado imobiliário, oferecendo soluções que simplificam o trabalho de incorporadores e loteadores, com benefícios também para os compradores de imóveis. Uma dessas ferramentas é a InstaCasa, plataforma que atua na digitalização de projetos de acordo com o terreno onde será erguida a edificação.
Maurício Carrer apresentou o projeto piloto de uma plataforma digital de um empreendimento em São José dos Campos. Segundo ele, a ideia é oferecer alternativas ao cliente que deseja construir sua casa, mas tem dificuldade com o processo. A maioria das pessoas desconhece as etapas para a construção casa, como a aprovação do projeto na Prefeitura, a contratação dos profissionais, a necessidade de recursos e linhas de financiamento, entre outras.
InstaCasa leva inovação para o setor de loteamentos.