A arquitetura possui diversos recursos, por assim dizer, para melhorar a qualidade de vida dos moradores de uma casa. Uma dessas ferramentas é o brise, que deriva da expressão francesa brise-soleil, que significa algo como “quebra-sol”. A InstaCasa preparou um artigo que detalha tim-tim por tim-tim sobre esse elemento arquitetônico para te ajudar a entender t-u-d-i-n-h-o sobre o tema.
Em um primeiro contato com esse tema, a palavra “brise” pode parecer uma expressão complicada, mas sua função é super específica. Como dissemos anteriormente, o brise é um elemento, que pode ser fabricado em diversos materiais, e que impede que a luz do Sol atinja diretamente o interior de uma edificação, criando uma barreira física que melhora muito o conforto térmico sem gastar energia pra isso e, se bem utilizado, pode trazer elegância para a fachada do seu lar. Assim como os muxarabis e cobogós, os brises contribuem para amenizar o calor, controle de incidência de luz, ventilação e visibilidade.
Quais são os materiais em que o brise pode ser fabricado?
Inicialmente, é necessário entender que brises são desenvolvidos para uso externo, com formas e comprimentos variáveis, que podem ser lisos ou perfurados de acordo com as necessidades do projeto. Diferenciam-se por sua planicidade e função, de uma espessura compatível com as suas dimensões e acabamento.
No mercado, você poderá encontrar brises fabricados a partir dos seguintes materiais:
- Brise metálico: voltados para o controle da luz solar que adentra nos ambientes residenciais, os brises metálicos consistem em equipamentos que podem ser constituídos por alumínio ou aço galvanizado, matérias-primas capazes de lhes conferir uma alta resistência contra os raios solares, vendavais e, também, contra a chuva;
- Brise de madeira: compostos de ripas de madeira, são usados para diminuir a entrada de luz solar no interior de um ambiente, evitando o calor e alta luminosidade. Além de oferecer um excelente resultado estético, os brises da madeira são muito usados para disfarçar paredes altas e proteger fachadas envidraçadas;
- Brise de PVC: o brise em PVC tem como principais características a durabilidade e a praticidade na instalação (o que reflete em significativa economia nos orçamentos). Possui a dupla função de eliminar incidência direta dos raios solares e facilitar a normal circulação do ar – possibilitando uma atmosfera agradável ao ambiente interno;
- Brise de concreto: o brise em concreto tem grande durabilidade e manutenção simples, mas não permite nenhum tipo de articulação por serem sempre fixos.
De quais formas o brise pode ser instalado?
Depois de descobrir quais são os materiais em que o brise pode ser fabricado, é hora de entender como ele pode ser instalado.
A instalação dos brises pode ser feita em frente às janelas ou em toda a lateral de uma casa, varanda ou edifício, observando-se o posicionamento da edificação e a incidência solar sobre ela.
O profissional que estará cuidando da sua obra se atentará ao fato de projetar uma fachada com brise considerando que o modelo vertical, por exemplo, é mais indicado para as fachadas leste e oeste, enquanto os brises horizontais são amplamente utilizados em fachadas face norte.

Se você curtiu esse conteúdo, inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe os artigo semanais postados no Blog da InstaCasa.
*Imagem de capa: Residência Brise Soleil / Studio Workshop (ArchDaily)