Embora a digitalização do mercado imobiliário ainda esteja em desenvolvimento, especialmente devido à carência de inovação no setor, a tecnologia tem mudado a experiência de compra de casas.
Hoje, mais do que nunca, os negócios imobiliários devem explorar novas alternativas para levar uma nova experiência a seus clientes e, assim, manterem-se competitivos. Seja fornecendo aos consumidores mais insights do mercado, ou tangibilizando mais a futura e tão sonhada casa dos clientes, a tecnologia tem sido usada cada vez mais por loteadores, corretores e imobiliárias para alavancar as vendas de lotes e casas.
A experiência do lote até a casa com a tecnologia

De aplicativos online a ferramentas de visualização e melhores processos de financiamento, as startups têm mudado a forma como o setor imobiliário opera, facilitando o processo de pesquisa, venda, compra e administração de propriedades em todo o mundo.
Vamos exemplificar com o processo de compra de uma casa.
Não faz muito tempo que, para procurar uma casa, tínhamos duas opções: ou contratar uma corretora ou sair em busca de casas com placas mostrando um imóvel à venda. Já em relação à construção de casas em terrenos comprados, havia uma grande dificuldade para o proprietário compreender como a casa dos seus sonhos se adequaria às características e topologia do lote.
Hoje, entretanto, os compradores têm várias formas de encontrar uma casa e, caso queiram construir, podem visualizar todas as possibilidades de tamanho, estilo e demais características. Aplicativos, sites, tours virtuais e soluções sem contato para financiamento, por exemplo, têm facilitado todo este processo ao aplicar a tecnologia certa para cada necessidade.
Então, é isso o que as startups imobiliárias têm feito: elas estão transformando o processo assustador de comprar, ou construir uma casa, oferecendo soluções mais acessíveis e mais eficazes para os players do mercado imobiliário.
Explorando as novas oportunidades
Buscando atender as novas oportunidades do mercado, as startups imobiliárias podem abranger várias categorias e serem utilizadas para fins como pesquisa, gestão e vendas. Veja como:
Pesquisa:

Para quem busca por propriedades, algumas startups estão conectando potenciais compradores a agentes imobiliários e proprietários. Seus serviços geralmente incluem:
- Corretagem de dados;
- Coleta de informações sobre clientes e fatores relacionados ao imóvel;
- Soluções de mercado que conectam oferta e demanda;
- Tours virtuais para facilitar a visualização das propriedades.
Gestão:

Facilitar a gestão de processos e propriedades também tem sido um objetivo das startups imobiliárias. Por isso, elas estão cada vez mais investindo em:
- Ferramentas para facilitar a comunicação entre clientes e agentes imobiliários;
- Soluções inteligentes para monitoramento de espaços, energia, ocupação e segurança;
- Gerenciamento de portfólio para visualização de propriedades, verificação de preços e outras informações;
- Ferramentas de gerenciamento de tarefas;
- BIM para a manutenção, atualizações ou reparação de danos nas estruturas das construções.
Vendas:
Além disso, as startups também estão auxiliando os agentes imobiliários a impulsionarem suas vendas ao ser concentrarem em:
- Simplificar o processo de gestão de contratos;
- Facilitar a coleta de assinaturas digitais;
- Apresentar soluções de financiamento, realizando verificações de crédito, aprovações automatizadas de empréstimos ou avaliação de hipotecas.

Startups de sucesso têm reunido algumas dessas soluções e ferramentas para, dessa forma, aproximar o comprador da casa dos seus sonhos. Através de inovação e tecnologia, é possível visualizar de forma efetiva as possibilidades de construção para cada tipo de lote.
Além da visualização da planta em tempo real, os compradores podem contar com os recursos de tour virtual pelas ruas de um empreendimento, tour virtual no interior da casa, calculadora do custo de construção dos projetos escolhidos e até mesmo orientação para a aprovação do projeto na prefeitura local e para obtenção do financiamento para construção.
Liderando o processo de inovação do mercado imobiliário
Todas essas ferramentas nos mostram que a tecnologia aplicada ao mercado imobiliário tem a capacidade de resolver problemas que nem sabíamos que tínhamos há até pouco tempo atrás.
Assim, não é à toa que as startups imobiliárias têm transformado o setor, que parece estar pronto para aceitar as soluções digitais e trazer mudanças significativas que beneficiam tanto os clientes finais, quanto empresas e agentes imobiliários.
Então, o que achou deste artigo? Conta pra gente nos comentários! E não deixe de assinar a newsletter da InstaCasa para receber conteúdos semanalmente.

Uma resposta
Excelentes informações!