Poder fazer um churrasco no final de semana para reunir amigos e familiares é sempre uma ótima ideia e, para alguns, a ocasião transforma-se em um grande evento. Além de ser muito prazeroso poder se deliciar com aquela carne assada ao ponto, o churrasco é a perfeita oportunidade para colocar o papo em dia e relaxar do estresse que a rotina geralmente traz ao nosso dia a dia.
Por ser algo tão popular e do agrado de quase todas as pessoas, a realização de um churrasco faz parte da memória afetiva de muitos e, por isso, a churrasqueira, assim como a piscina, é um item quase obrigatório para a área de lazer de quem está pensando em construir a casa dos sonhos. Mas, na hora de construí-la, algumas dúvidas podem surgir. Entre elas, principalmente para os gaúchos, está o “embate” entre a construção de uma churrasqueira convencional ou de uma parrilla, que é um tipo de churrasqueira utilizada pelos nossos hermanos uruguaios e argentinos, tão aficionados por churrasco quanto nós, brasileiros.
Pensando nisso, a equipe da InstaCasa preparou um artigo sobre as características de ambas, a fim de te ajudar a entender suas diferenças e decidir o que melhor se encaixa no seu projeto ideal e que, ainda, fará com que o momento do churrasco se torne ainda mais prazeroso para você, seus amigos e familiares. Bora lá? 😉

Churrasqueira convencional ou parrilla: quais as diferenças?
A parrilla é um tipo de churrasqueira muito utilizada na Argentina e no Uruguai, e está ganhando espaço no Brasil, principalmente na região sul, que tem o churrasco como um costume quase que obrigatório. Diferentemente das churrasqueiras tradicionais, as parrillas utilizam apenas as brasas no processo do assado. Nelas, a lenha é queimada separadamente, evitando que o gosto de alimento seja “contaminado”.
Dessa forma, a parrilla assa a carne com o calor da brasa embaixo e também com o queimador da lateral. Uma de suas características é que a grelha onde se sobrepõe as carnes é móvel, assim, o controle da temperatura se dá mexendo na altura do suporte.
As churrasqueiras convencionais, com as quais estamos habituados, possuem grelhas e suporte para espetos, onde as carnes são assadas. Elas são, geralmente, espaçosas, e podem ser construídas de diversos tamanhos, sempre de acordo com o que você pretende fazer em sua área de lazer.
Assim, podemos concluir que a diferença está nos seguintes fatos: a parrilla é composta por um lenheiro e uma grelha com altura ajustável. O assador mantém o fogo no lenheiro e arrasta a brasa para baixo da grelha onde a carne é assada. A churrasqueira convencional normalmente usa carvão e a carne é assada no espeto ou grelha fixa.

Como construir uma churrasqueira convencional e/ou uma parrilla?
Existem várias formas de construir uma churrasqueira convencional, mas o material mais adequado é o tijolo, que permite uma construção prática e rápida. A churrasqueira de alvenaria perfeita é, geralmente, construída com tijolo refratário, que diminui a absorção de calor e suporta altas temperaturas, além de oferecer acabamento charmoso.
A respeito do tamanho, é necessário avaliar o ambiente onde a churrasqueira será construída e a usabilidade da mesma, não havendo um padrão pré-definido para todos os casos. Se há uma área de lazer ampla, é bacana construir uma churrasqueira grande. Se muitas pessoas usarão a “ferramenta” com frequência, é interessante que a mesma tenha espaço suficiente para assar uma grande quantidade de carne. E assim o inverso, também.
Outra parte importante da churrasqueira é a chaminé, que levará para fora do ambiente a fumaça produzida. O ideal é que a chaminé ultrapasse entre 50 e 80 cm a base do telhado ou da cobertura da churrasqueira. Em alguns tipos de churrasqueira que podem ser instaladas em sua casa, a chaminé é substituída por uma coifa, que deve atender às mesmas condições da chaminé de tijolos.
Para construir uma parrilla, caso você já tenha uma churrasqueira, somente precisa levantar o fundo utilizando tijolos refratários para que fique com 50cm de profundidade. Depois, é só instalar a grelha.
Já se você desejar construir do zero a churrasqueira “gringa”, a principal necessidade na construção é observar a profundidade, que deve ser grande, e utilizar tijolos refratários e argamassa com areia refratária nos locais onde o calor é mais forte. Esses materiais são resistentes ao fogo e não deixam a estrutura rachar. A chaminé também deve receber uma atenção especial, já que uma boca muito grande ou uma chaminé muito baixa podem não conseguir dispersar a fumaça. Lembre-se, ainda, de garantir o espaço do braseiro e de se certificar de que as grelhas efetivamente caberão.
Na sustentação da parrilla e na parte da chaminé, você pode optar por utilizar tijolos de 21 furos.

Qual das duas estruturas escolher?
Optar pela churrasqueira convencional ou pela parrilla depende muito do seu gosto pessoal e da frequência de uso.
As parrillas costumam garantir a pureza da carne, no sabor e no cheiro, e costumam deixar o assado pronto em 15 ou 20 minutos. As churrasqueiras convencionais, por sua vez, assam a carne em mais ou menos 1 hora, dependendo do ponto desejado. Essa diferença de tempo ocorre, principalmente, pela concentração do calor, muito mais forte na churrasqueira gringa.
Ainda, se você é o tipo de pessoa que “manja” do assado, certamente sentirá as diferenças. As churrasqueiras mais tradicionais são ideais para iniciantes ou para aquelas pessoas que fazem o churrasco de vez em quando. Se você já é um profissional na arte do churrasco e entende tudo sobre cortes e brasa, se sentirá mais “desafiado” pela parrilla, principalmente porque ela exige um olhar do assador que a churrasqueira, muitas vezes, não precisa.
O equipamento, os locais de calor e a relação com o fogo são as principais diferenças entre a parrilla e o churrasco. Qual você vai encarar? Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!
Resposta de 0
ADOREI!
Muito obrigada pelo comentário, Sarja! Continue acompanhando as novidades do nosso blog 🙂
Amei, ajudou bastante na minha escolha!!!
Ficamos felizes que o nosso artigo tenha te ajudado a se decidir, Juliana! Siga acompanhando o nosso blog para mais dicas!