Assim como casas de campo, casas de praia fazem parte do sonho de grande parte da população brasileira, principalmente depois do confinamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Quem é que não deseja olhar pela janela e ver o mar? Ou, ainda, quem não gostaria de ter a oportunidade de, em um fim de tarde, ir caminhando até a orla e colocar os pés na areia?
Alguns pensam como um refúgio para férias, feriados ou dias em que a rotina pede um “pause”, mas as casas de praia são as primeiras residências de muitas pessoas. Aqui na InstaCasa, por exemplo, temos parcerias com empreendimentos litorâneos, como é o caso do Ygaratá, em Garopaba (SC), em que inúmeros compradores resolveram optar por um investimento certeiro para, futuramente, construir sua nova casa.
Como sabemos que muita gente sente vontade de morar no litoral, separamos algumas dicas de decoração de casas de praia e, também, imagens para que você possa se inspirar (e conseguir referências, também) no momento em que decidir encontrar o projeto dos seus sonhos em nossa plataforma, em um dos empreendimentos “praianos” nos quais estamos presentes. Vamos começar?

Dicas de decoração para casas de praia
Quem opta por casas de praia, geralmente, está procurando uma vida mais sossegada do que aquela comumente vivida nos grandes centros urbanos brasileiros. Por isso, a decoração de casas de praia, na maioria dos casos, está mais na linha funcional e acolhedora do que, por exemplo, em estilos decorativos que abusam do luxo e do requinte.
Em primeiro lugar, você deve ter em mente que todas as regiões litorâneas têm uma grande influência da maresia, que é, basicamente, aquela névoa fina e úmida que às vezes paira sobre as cidades do litoral, flutuando ao longo da costa. Esse “spray” é formado por diversas de gotículas de água do mar, que sobem ao ar toda vez que uma onda arrebenta na praia. Essas gotículas, entretanto, não são compostas somente de água, e sim de diversos sais que estão no mar. Por isso, a maresia costuma oxidar, ao longo do tempo, objetos e/ou estruturas metálicas. A maresia também é capaz de causar pequenas rachaduras em vigas de concreto que, com o passar dos anos, podem acabar cedendo.
Assim, móveis e objetos feitos de madeiras e aço inoxidável tornam-se opções mais viáveis, mesmo que empregados na área externa. As madeiras podem receber um tratamento para que sejam capazes de “sobreviver” à umidade geralmente existente no litoral e o aço inoxidável, por sua vez, como o próprio nome diz, é resistente à oxidação provocada pela maresia.
Tenha cuidado, ainda, com os revestimentos escolhidos para as paredes e, também, para o piso da sua casa, já que o contato com a areia da praia pode acabar por riscar ou sujar muito alguns tipos de materiais, dificultando a limpeza e prejudicando, assim, seu uso. Pinturas claras nas paredes internas, texturas nas paredes externas e pisos frios, que ficam em contato direto com umidade até mesmo nas grandes cidades, são uma aposta certeira.
Uma outra dica é utilizar, com cuidado, objetos coloridos, como é o caso de quadros e vasos de plantas. Por terem cores vibrantes, eles exalam a “energia” do litoral. Você também pode pensar em levar cor ao ambiente escolhendo um tapete colorido para a sua sala de estar ou para decorar o quarto.
Outra boa ideia para a decoração de casas de praia é apostar em tecidos sintéticos ou de secagem rápida. Se for financeiramente viável, você pode, também, impermeabilizar alguns tecidos, fazendo com que a umidade não prejudique-os.
A decoração do estilo minimalista pode ser uma boa solução, também. Por, geralmente, ter o clima mais abafado em determinadas estações do ano, o litoral pede espaço. Então, aposte em uma decoração funcional, com boa circulação pessoal entre a disposição dos móveis, e em grandes janelas, como aquelas do estilo industrial, que permitem, além de uma boa visão do exterior, maior circulação do ar.
Se você gosta de decoração temática, você pode escolher elementos que remetem à praia e ao universo marítimo, como decks mais rústicos, cordas, bússolas, conchas, estrelas do mar, pranchas de surfe, chapéus e até mesmo algas. Cores como azul marinho, branco e vermelho têm tudo a ver com essa atmosfera e podem estar presentes em forma de tapetes, almofadas, cortinas, poltronas e demais elementos decorativos. As listras nessas cores também são grandes representantes do clima de praia e podem ser aliadas.
Características de casas de praia
Um dos elementos mais importantes do projeto de arquitetura de uma casa de praia é a utilização correta do sombreamento e do espaço. Bons projetos arquitetônicos feitos para esse tipo de moradia levam em conta telhados com grandes beirais, que garantem uma boa proteção da área externa dos raios solares e garantindo o frescor dos ambientes.
Você pode (e deve!), também, abusar da criação de espaços confortáveis e de áreas de lazer. Isso pode ser visto diretamente com o profissional que está cuidando do seu projeto de arquitetura, e também pode ser obtido por meio do acerto na decoração.
Quando falamos de áreas de lazer em casas de praia, falamos, também, de espaços grandes e próprios para receberem amigos e familiares dos proprietários do imóvel. É possível caprichar na piscina, tornando-a destaque da sua área de lazer e, também, na churrasqueira, que garante aquele almoço especial de confraternização e celebração dos bons momentos da vida.
Também é interessante investir em mesas de jogos (como ping-pong e sinuca) e em um bar externo, que pode, inclusive, estar integrado à área de piscina.
Plantas dispostas em todos os cômodos da casa são capazes de levar a natureza para dentro da sua casa.
E aí, o que você achou das nossas dicas de decoração e das imagens inspiradoras que escolhemos para levar o mar até você? Se você curtiu esse artigo sobre casas de praia, deixe um comentário abaixo. Ah, e se você gosta de assuntos relacionados a arquitetura, decoração e inovação, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo da InstaCasa.
Uma resposta
Adorei as dicas para decorar casas de praia com um toque de praticidade e aconchego, especialmente considerando os desafios da maresia e umidade! A ideia de utilizar materiais resistentes como madeira tratada e aço inoxidável para mobília externa é particularmente útil para manter a durabilidade sem sacrificar o estilo. Além disso, a sugestão de apostar em cores vibrantes para captar a energia do litoral e criar ambientes mais acolhedores é inspiradora.