Quando se trata de banheiro pequeno, pode ser desafiador encaixar estilo, funcionalidade e design em um espaço que possui elementos volumosos, como cuba, chuveiro, box, vaso sanitário e armários – fora as áreas necessárias para a circulação.
Mas não há necessidade de “jogar a toalha” e se conformar que seu banheiro vai ser sem graça só porque é pequeno. Com um planejamento inteligente, é possível botar tudo no lugar para aproveitar cada cantinho.
Separamos algumas ideias para que você não apenas economize espaço, mas possa também transformar seu banheiro em uma referência de estilo e bom gosto.

1. Mantenha as cores claras
Cores claras fazem qualquer cômodo parecer maior, pois refletem a luz e tornam o espaço visualmente mais aberto. Por isso, ao pensar na cor do banheiro, opte por cores claras na maior parte do ambiente: piso, paredes, prateleiras e porcelanas.
Isso não significa, entretanto, que você deva usar apenas branco. Alguns toques de cor podem imprimir personalidade ao seu banheiro pequeno. Os tons podem variar de acordo com o seu gosto, desde os mais neutros até os mais coloridos, mas lembre-se de manter as nuances suaves.

Cores fortes, além de deixar o ambiente mais “pesado” visualmente, podem oferecer a você o risco de enjoar delas rapidamente, enquanto trabalhar com tons claros é certeza de não errar e ter uma decoração atemporal.
Mas, caso ainda assim queira adicionar cores um pouco mais fortes, coloque-as em detalhes da decoração. Elas podem vir nas toalhas, no vasinho para as escovas de dente ou em outros objetos decorativos.

2. Garanta uma boa iluminação
A iluminação em banheiros é mais do que apenas funcional: é um elemento de design que deve ser pensado desde o início do projeto arquitetônico. Isso porque a iluminação do banheiro pode funcionar como um impulsionador de energia, capaz de fazer você se sentir revigorado pela manhã e relaxado à noite.
Embora seja um espaço pequeno, um banheiro precisa de uma boa iluminação para ajudar a abrir o espaço e te ajudar a fazer as atividades rotineiras: tomar banho, escovar os dentes, fazer uma depilação ou uma maquiagem.
O ideal é que seja instalado mais de um ponto de iluminação no banheiro, um para o dia a dia e outros mais estratégicos, que requerem luz direta.
Para a iluminação geral, a luz branca ou neutra traz mais amplitude ao espaço. Já a luz amarela é capaz de melhorar a visibilidade e deixar o ambiente mais confortável, sendo perfeita para a execução de tarefas e para tornar o banho mais relaxante, por exemplo.
A recomendação é que se instale uma luz amarela acima da bancada, próxima ao espelho, já que é nesse espaço onde as pessoas costumam fazer atividades que requerem uma boa iluminação, como se maquiar ou fazer a barba.
Se for possível, considere instalar janelas ou uma claraboia, afinal, nada melhor que uma iluminação natural para um banheiro pequeno.


3. Invista nos espelhos
Adicionar espelhos a um banheiro pequeno também é um ótimo truque para que ele pareça mais amplo. Isso acontece porque os espelhos refletem tudo o que está ao redor, inclusive as cores claras e a iluminação natural que entra no ambiente.
Escolha um bom local para instalar seu espelho e capriche no tamanho. Geralmente, o lugar acima da bancada da pia é o mais estratégico para se fazer a instalação. Você pode aproveitar também para fazer um armário espelhado, o que economiza mais espaço e deixa seu banheiro ainda mais funcional.



4. Reserve espaço para armazenamento
Para que você mantenha seu banheiro arrumado todos os dias, invista em espaços para armazenamento.
Um armário abaixo da bancada da pia ou um armário espelhado acima dela são ideais para guardar e esconder as miudezas e itens como toalhas, papel higiênico e produtos de limpeza.
Um carrinho também pode servir para armazenar esses itens, além de poder ser transportado com facilidade do chuveiro para a pia e da pia para o chuveiro.



5. Abra espaço para um nicho
Ao projetar um banheiro pequeno, considere incluir um nicho embutido na parede para servir como suporte para produtos como shampoo, condicionador e sabonete.
Além de economizar espaço, um nicho embutido traz funcionalidade, modernidade e estilo ao banheiro.


6. Dê preferência a portas de correr
Quando o espaço é uma questão, as portas de correr podem ser sua grande aliada, pois não necessitam de um ângulo de abertura. Por esse motivo, elas são práticas e excelentes para banheiros pequenos, tanto para a porta de entrada quanto para armários.
Vale lembrar, entretanto, que, para que seja realmente uma boa opção para o seu projeto, esse tipo de porta necessita de espaço na parede para correr. Caso não seja possível, você pode investir em outras opções de porta, como a sanfonada ou camarão.

Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!