Você está pensando em construir a casa dos seus sonhos? Já teve várias ideias sobre o projeto e sobre como seria o lar ideal para a sua família, levando em consideração o tipo do lote, a luz solar do local e todos os demais fatores que são decisivos em uma construção iniciada do zero?
Se a sua resposta até aqui foi “Sim” então chegou o momento de analisar a parte do financiamento. Nossos especialistas elaboraram um passo a passo especial para que você coloque o seu sonho da nova casa em prática e finalmente obtenha o financiamento terreno + construção. #vemconferir
1. Compra do Lote e escolha do Projeto de Arquitetura da sua casa
O primeiro passo para obter o financiamento na modalidade Terreno + Construção é a compra de um lote e escolha de um projeto arquitetônico.
Você deve dar início ao processo de busca de um terreno dentro dos critérios estabelecidos previamente pelo seu perfil, como limite de valor, localização, área e topografia. Existe a possibilidade de comprar o seu lote através de um terceiro, ou diretamente de uma empresa de desenvolvimento, esta com as vantagens de maior transparência e vários planos de pagamento facilitados.
Quando encontrar um lote que seja ideal para as suas necessidades, é hora de encontrar um projeto de arquitetura que atenda as suas necessidades, e também caiba no seu bolso.
O primeiro passo para uma escolha bem-sucedida é a seleção de um profissional qualificados para o desenvolvimento do projeto. Ele pode ser arquiteto ou engenheiro civil e será o responsável por transformar o sonho em realidade, garantindo que o projeto da sua casa seja feito com qualidade e dentro dos parâmetros legais exigidos na sua cidade. Mas você pode optar por comprar um lote em um empreendimento atendido pela InstaCasa. Neste caso, basta acessar a plataforma e escolher um dos projetos desenvolvidos especialmente para o lote que você adquiriu, dentre uma grande variedade de opções.
2. Orçamento de Construção e definição do acompanhamento de obra
Após a escolha do projeto de arquitetura ideal para você e seu estilo de vida, deverá ser providenciado o cronograma físico-financeiro da obra, com o detalhamento dos serviços que serão executados e seus prazos, assim como o detalhamento de todos os materiais que serão utilizados na construção.
É importante planejar quais materiais serão utilizados na obra, para evitar trocas ou substituições durante a execução, pois o engenheiro civil da Caixa Econômica Federal observará também esses detalhes, uma vez que estes podem provocar mudanças no orçamento aprovado e liberado pelo banco.
Por isso, é indispensável considerar os custos gerais da obra. Assim você poderá se planejar para não ter seu orçamento prejudicado. Neste momento, você deverá decidir se contratará uma construtora de sua preferência para executar toda obra, e que cuidará da gestão de equipe e insumos ou se você mesmo administrará a contratação de mão de obra e compra dos materiais, o que é mais trabalhoso, mas também representa uma economia considerável.
Caso você opte pela segunda alternativa, precisará contratar um Responsável Técnico Executivo, que pode ser um arquiteto ou um engenheiro civil. Ele fará o acompanhamento da obra e garantirá que ela seja desenvolvida dentro dos parâmetros legais de segurança e qualidade.
Escolha um profissional devidamente cadastrado nos órgãos competentes, uma vez que a qualidade da gestão e execução da obra estão em jogo. É importante lembrar que a contratação de um Responsável Técnico com recolhimento da ART ou RRT é obrigatória para todas as construções.
Para ter uma noção básica de valores, você poderá considerar o CUB, que é o Custo Básico Unitário de construção, calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país, e reflete o custo de um metro quadrado de construção.
O CUB é apenas uma referência para se estimar o custo total de construção. Nele não estão considerados os custos de administração de obras, muros de arrimo e fechamento do lote em geral. Desta forma, é importante estar atento as particularidades de sua construção como o tipo de fundação a ser utilizada, e até o volume de movimentação de terra, para um custo final assertivo.
3. Simulação do Financiamento
Após definir um orçamento para a construção do seu projeto, é hora de simular um financiamento na Caixa Econômica Federal. O ideal é que você procure um consultor habilitado pela instituição bancária, chamado de Correspondente Bancário, que poderá fazer a simulação do valor que poderá ser financiado. Este valor será definido em função da área de construção, dos materiais empregados, e também da renda familiar e capacidade de pagamento do solicitante. Em geral, a parcela do financiamento não poderá exceder 30% da renda familiar, e isto poderá definir o montante total a ser liberado pelo banco. Desta forma, você saberá se o recurso financiado pelo banco será suficiente para que você construa a casa dos seus sonhos.
É importante ressaltar que a etapa de simulação do financiamento pode ser feita tanto antes quando depois da definição do projeto de arquitetura e orçamento da construção. Em alguns casos, saber o valor que poderá ser financiado poderá balizar a definição do projeto, como a área total a ser construída e acabamentos. Caso os recursos necessários a construção sejam muito dependentes do financiamento bancário, recomendamos realizar a simulação previamente.
Após a simulação, você terá uma visão mais real do que caberá (ou não) no seu bolso durante todo o processo.
4. Aprovação do projeto na Prefeitura
Planejar e construir uma nova casa envolve diversas etapas, entre elas, a aprovação do seu projeto de arquitetura pela Prefeitura. Esse é o primeiro passo para começar a sonhar com a casa, pois é exigência nº1 ter um projeto arquitetônico da sua casa.
Para ajudar, criamos um guia definitivo para que você consiga dar andamento a essa aprovação.
Em geral, para a aprovação da construção, você deverá apresentar o projeto arquitetônico no formato de prancha exigido pela prefeitura, acompanhada da ART/RRT de Autoria de Projeto, da ART/RRT de Responsabilidade Técnica de Obras, além de outros documentos que podem variar de acordo com o processo de cada município. Na maior parte dos casos, estes documentos são a Matrícula do lote, que você poderá obter no cartório de registro de imóveis, uma Certidão Negativa de Débitos, que a própria prefeitura emite, um Requerimento, em geral cada prefeitura possui o seu modelo, a também documentos pessoais dos proprietários do lote. Vale ressaltar que via de regra existe um custo para aprovação do projeto, chamado de Emolumento, que varia para cada cidade.
Durante o processo de aprovação, é possível que a prefeitura solicite modificações caso a legislação municipal não esteja sendo devidamente atendida. Esta solicitação é chamada de Comunique-se, e o responsável pelo projeto deve fazer o ajuste do projeto e reapresenta-lo para que o processo avance. Após a aprovação, a prefeitura irá emitir o Alvará de Construção, documento que concede a autorização para o início da construção.
Vale lembrar também, que caso você tenha comprado um lote em um empreendimento que conte com uma Associação de Moradores, é possível que exista a necessidade de aprovar o projeto na Associação previamente a aprovação na prefeitura. É comum que a a Associação conte com um conjunto de regras mais restritivo que as leis da prefeitura, contidas em um documento chamado de Regulamento Construtivo, que também deve ser considerado na elaboração do projeto. Na maioria dos casos, este exigência acontece em loteamentos fechados, mas em alguns casos também ocorre em loteamentos abertos.
Se você escolheu uma loteadora parceira da InstaCasa, saiba que é muito mais fácil obter a aprovação da documentação na administração municipal. Você encontrará, em nossa plataforma, opções de projetos que já consideram as dimensões do lote, topografia, legislação e regulamento construtivo. É só escolher o seu projeto favorito no site que esta etapa será muito mais prática para você. Os projetos da InstaCasa já consideram toda a legislação da prefeitura, quanto do Regulamento Construtivo da Associação, caso ele exista. Caso durante a aprovação a prefeitura emita um Comunique-se, a InstaCasa também fará os ajustes necessáriostambém
Nossos projetos já contam com a assinatura do Responsável Técnico de Projeto, feita por um dos nossos arquitetos, garantindo responsabilidade pelo projeto que desenvolveram e dando a nossos usuários a segurança de que seus projetos foram feitos por profissionais habilitados.
5. Financiamento junto ao banco
Após obter a aprovação do seu projeto na Prefeitura, é hora de procurar o banco e iniciar o financiamento, com a apresentação do documento de aprovação pela administração pública. Nesse passo a passo, vamos te contar tudo sobre a modalidade da Caixa Econômica Federal: Terreno + Construção.
Esse tipo de financiamento é muito vantajoso para quem quer construir, porque permite o financiamento do terreno junto com a construção da casa diretamente com a Caixa, com juros muito menores. Assim, você fica com uma dívida somente com o banco, que pode caber melhor no seu bolso.
Para o andamento do processo, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
- Documento de Identidade, original ou documento oficial original que contenha foto;
- Certidão Atualizada de Inteiro Teor da Matrícula do imóvel;
- CPF – Cadastro de Pessoa Física, original, ou documento oficial original que contenha referido cadastro;
- Comprovante de estado civil, original e cópia;
- Comprovante de rendimentos, original e cópia;
- Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa extraída do site da Receita Federal ou apresentação da certidão emitida pelas Delegacias Regionais da Receita Federal.
Quando da utilização dos recursos da Conta Vinculada FGTS, devem ser apresentados, ainda:
- Comprovante do tempo de trabalho sob o regime do FGTS, pelo Extrato atualizado da conta vinculada ou CTPS, original e cópia, das seguintes folhas: identificação – frente e verso, contrato(s) de trabalho, opção pelo FGTS;
- Comprovante de localização da ocupação principal, por um dos seguintes documentos: anotação na carteira profissional e declaração do empregador;
- Original e cópia da última declaração do imposto de renda e recibo de entrega à Receita Federal, ou declaração firmada sob as penalidades legais, de que é isento da apresentação da declaração.
Documentos relacionados à Construção:
- Projeto arquitetônico aprovado pela Prefeitura;
- Memorial descritivo de materiais e acabamentos;
- Alvará de obras;
- Cronograma físico-financeiro (planilha padrão da Caixa Econômica Federal);
É facultado à Caixa Econômica Federal solicitar documentos adicionais.
Após a apresentação dos documentos, e a aprovação do financiamento, as seguintes etapas terão início: o contrato de financiamento deverá ser registrado em cartório, e em seguida a Caixa fará o pagamento à vista do lote para a empresa de loteamento. A liberação dos recursos é feita em etapas, de acordo com a conclusão de cada etapa que foi previamente apontada no cronograma físico-financeiro, através de visita de engenheiro da Caixa, e apontada no Relatório de Acompanhamento de Obra – RAO. As últimas parcelas do financiamento são liberadas após a conclusão da construção e obtenção do Habite-se, que é o documento emitido pela prefeitura permitindo que a edificação seja habitada.
Outra dica importante é que durante a fase de construção, você não paga as parcelas do financiamento (apenas os juros sobre os recursos que já foram disponibilizados), o que te dá um fôlego a mais nesta fase!
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Respostas de 11
E em caso de financiamento Terreno + construção, como deve ser feita a aprovação do projeto junto à prefeitura já que o IPTU e Matrícula estarão no nome do vendedor ainda? Já que o terreno e matrícula mudarão para meu nome quando a caixa aprovar o financiamento, item que ocorre depois de aprovado o projeto na prefeitura.
Olá, Mayra! Para aprovação do projeto na prefeitura é necessário confirmar junto à prefeitura de seu município quais documentos são aceitos neste caso. Essa informação varia de prefeitura para prefeitura, porém inicialmente o contrato de compra e venda junto com a matrícula do lote ainda no nome do vendedor já podem resolver o problema, comprovando que você comprou o terreno.
Olá, ficou uma dúvida: vocês explicaram que para financiar o “terreno + construção” é preciso ter o projeto aprovado na prefeitura, certo? Mas para aprovar um projeto deve-se submeter a documentação em nome do proprietário (que no caso é o dono atual do terreno, e não no meu nome ainda). Poderiam explicar melhor? Devo mesmo aprovar o projeto em nome do dono que está me vendendo o terreno para então solicitar o financiamento “terreno+construção”?
Oi, André. Tudo bem?
Acho que você entendeu que você compraria um lote já financiando desde o momento zero, né? Mas vou te explicar melhor 🙂
O procedimento é outro… Primeiro você precisa comprar um lote e passar para o seu nome. Após isso, você dará entrada no projeto da prefeitura e, com o projeto já aprovado, poderá ir na Caixa Econômica solicitar um financiamento para a construção. O que gera de dúvida é que realmente chama Terreno + Construção,
porque quando o cliente acessa essa linha de crédito, a instituição financeira quita o débito do lote com a loteadora (no caso com o antigo dono) e o valor que já tiver sido pago vira parte da entrada do financiamento.
Espero ter te ajudado 🙂
Olá André, para o caso de financiamento de aquisição de terreno e construção, é possível realizar apenas um contrato inicial de promessa de compra e venda com o dono do terreno, junto desse contrato solicitar uma autorização do dono do terreno para aprovar o projeto na prefeitura no seu nome. Assim, vc pode encaminhar e aprovar o projeto no seu nome. Com um contrato de promessa de compra e venda vc terá a segurança que precisa para aprovar o projeto e dar entrada no seu financiamento para realização do seu sonho! @vm.arquiteta
Bom dia , o que preciso fazer pra adequar meus lotes para já deixá-lo em condições de venda dentro desta modalidade ?
Olá, Fernando. Tudo bem?
Para adequar os lotes, siga esses passos essenciais:
Verificação do Status das Obras: O primeiro passo é verificar o status das obras no empreendimento. Se o empreendimento já foi entregue, certifique-se de que o Termo de Verificação de Obra (TVO) esteja regularizado na prefeitura. Normalmente, o loteamento encaminha esse documento ou uma notificação para os proprietários.
Registro da Matrícula do Lote: É importante ter a matrícula do lote devidamente registrada no cartório de imóveis. Isso confirma a sua posse sobre o terreno.
Contratação de um Profissional: Para a elaboração de um projeto arquitetônico que atenda às suas necessidades e às regulamentações locais, é importante contar com um engenheiro ou arquiteto. Nesse caso, como o interesse é o financiamento, uma dica é procurar por um profissional que tenha conhecimento específico em projetos já passíveis de financiar.
Estudos Adicionais: Dependendo das características do terreno, como o tipo de solo e a inclinação, podem ser necessários estudos mais aprofundados para garantir que a construção seja segura e esteja de acordo com os regulamentos.
Elaboração do Projeto Arquitetônico: Com base nas informações coletadas, seu engenheiro ou arquiteto elaborará um projeto arquitetônico que atenda aos seus requisitos e às exigências legais.
Aprovação do Projeto: Após a conclusão do projeto arquitetônico, você pode submetê-lo para aprovação na prefeitura local. Certifique-se de cumprir todas as exigências e regulamentos municipais durante esse processo.
Lembre-se de que as regulamentações podem variar dependendo da sua localização, por isso é importante consultar as autoridades locais e profissionais qualificados para garantir que tudo esteja em conformidade.
Seguindo esses passos, você estará no caminho certo para adequar os lotes de acordo com suas necessidades. Após essas etapas, você pode contratar consultorias que são especializadas em financiamento e os diferentes programas que existem para isso.