Você já ouviu falar em ladrilho hidráulico? Pode ser até que você não ligue o nome à imagem, mas com certeza já viu uma composição de ladrilhos hidráulicos em algum lugar.
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento para transformar as paredes, bancadas ou até mesmo o piso da sua casa ou comércio. Embora seja geralmente utilizado em ambientes internos, esse tipo de revestimento também é super bem-vindo em ambientes externos.
Você pode utilizá-lo para deixar o visual mais chique, mais despojado ou mais retrô, dependendo do modelo escolhido. São várias as possibilidades, e nesse post iremos trazer algumas ideias para você compor seu ambiente e se inspirar com lindas peças e composições.

O que é ladrilho hidráulico?
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento feito de cimento colorido prensado. Seu nome vem do processo de cura do concreto, que não precisa ser queimado para que endureça, mas sim ficar submerso na água.
Com origem creditada ao sul da Europa em meados do século XIX, os ladrilhos hidráulicos foram criados como uma alternativa ao tradicional piso de terracota ou de pedra, muito utilizados até então. No entanto, foi na primeira metade do século XX que grandes empresas se dedicaram à sua produção e os ladrilhos ganharam maior visibilidade através de alguns arquitetos renomados como Jujol e Gaudí, que passaram a utilizá-los em seus projetos.
Seu processo de fabricação é caracterizado pelo uso de moldes metálicos para aplicação de cores, que são fixadas com o uso de uma prensa, tudo de maneira artesanal. Esse ponto é o que faz o ladrilho hidráulico ser inigualável, tanto nas cores, no acabamento fosco e em sua textura.
É um tipo de revestimento que pode ser personalizado em diferentes cores e padrões para diferentes projetos, o que o torna bastante expressivo e urbano, podendo ser encontrado em igrejas, mercados, museus, hospitais, etc.
São atemporais e, nas casas, podem ser aplicados em salas, quartos, banheiros, cozinhas ou varandas, e combinar com os mais diversos estilos arquitetônicos.
Quais as vantagens de uso?
- Forte elemento decorativo
- Alta resistência e durabilidade
- Adequado para ambientes internos e externos
- Facilidade de manutenção
- Superfície higiênica
- Ecologicamente corretos, por não sofrerem processo de queima
Qual a diferença entre ladrilho hidráulico e azulejo?
Embora haja muitas semelhanças entre ladrilhos hidráulicos e azulejos, principalmente relacionadas ao formato e estampas para a composição de um mosaico, há diferenças na forma como são feitos e nas características que oferecem.
Enquanto os ladrilhos hidráulicos são materiais artesanais feitos de concreto, os azulejos são cerâmicos, esmaltados ou não, e passaram a ser produzidos já no fim do século XX de forma industrializada, com a ajuda de máquinas rápidas e precisas, o que encurta processo de fabricação.
Os azulejos geralmente são feitos de 70% de argila e 30% de outros materiais e, para o processo de cura, são aquecidos a temperaturas acima de 1000 ºC.
Os azulejos são duráveis e possuem longa vida útil, mas sua capacidade de absorver água é bastante baixa. Por esse motivo, são recomendados principalmente para o revestimento de paredes e piscinas.

Como cuidar de um ladrilho hidráulico?
Por estarem geralmente localizados em ambientes como banheiros e cozinhas, os ladrilhos hidráulicos podem ficar bastante expostos à sujeira e umidade. Assim, para manter a beleza e o brilho e aumentar a durabilidade do ladrilho hidráulico, é preciso levar em conta alguns cuidados em sua limpeza, como:
- Aspire regularmente para remover sujeiras;
- Use água e sabão neutro para remover manchas antes que elas se fixem à peça;
- Não utilize produtos de limpeza ácidos, abrasivos ou que contenham alvejante;
- Aplique periodicamente um tratamento selante para reduzir a porosidade do ladrilho.
Usos do ladrilho hidráulico
O inconfundível poder decorativo do ladrilho hidráulico é combinado com suas variadas possibilidades de cores e padrões geométricos, o que significa que não há limites para o seu uso.
Reunimos aqui algumas ideias de aplicação de ladrilhos hidráulicos em diferentes ambientes para que você possa se inspirar. Vamos lá?
Cozinha
O ladrilho hidráulico é uma opção extremamente versátil para cozinha, sendo amplamente utilizado para delimitar alguma área, como mesa, geladeira ou fogão.
Você também pode utilizá-lo para revestir todo o chão ou sua bancada. É uma forma original e visual de fazer a separação entre dois cômodos muito próximos sem perder espaço.
Caso você queira dar um toque na decoração da sua cozinha, a aplicação de ladrilho hidráulico na parede da cozinha também é uma ótima opção.

Foto: Casa Cláudia Foto: Viva Decora
Banheiro
Devido à sua durabilidade e resistência, os ladrilhos hidráulicos não só são uma excelente escolha para decorar o banheiro, como também o tornarão mais resistente, graças às suas propriedades à prova de umidade. Seu design natural e aparência artesanal criam espaços mais íntimos e originais.




Sala
Já que ladrilhos hidráulicos podem ser utilizados para todos os tipos de decoração, eles também podem ser utilizados para decorar sua sala.
Você pode fazer como preferir: revestir partes do piso, fazer uma composição em toda a parede ou aplicar algumas peças perto de móveis para dar mais profundidade ao ambiente.



Varanda
Por deixarem os ambientes mais amigáveis, os ladrilhos hidráulicos caem bem em uma varanda. Quem não gosta de conversar ou ler um livro em um ambiente aconchegante?


Corredor
Uma composição de ladrilhos hidráulicos também pode formar uma espécie de tapete no corredor que dá acesso aos cômodos da casa. Que tal uma pegada retrô?

Área externa
Se você tem uma área de convívio externa, seja um jardim ou quintal com bancos, ou uma churrasqueira, você pode utilizar ladrilhos hidráulicos para deixar a área ainda mais convidativa.
Foto: Revista Casa e Jardim Foto: Projetos Habitíssimo

E então, em qual ambiente você instalaria um ladrilho hidráulico? Conta para a nossa equipe nos comentários logo abaixo!
Se achou esse artigo relevante, assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos semanais.