Se você é leitor assíduo do blog da InstaCasa, já deve ter percebido que nós amamos plantinhas! Dentro de casa, não há um espaço sequer que elas não possam dar mais vida. Seja em quartos, banheiros ou na cozinha, uma planta sempre cai bem!
Claro, é preciso cuidar e saber quais são os tipos de plantas ideais para se cultivar dentro de casa. Afinal, a depender da espécie da planta, você precisará coloca-la em um local que ou receba mais sol ou que fique na sombra.
Mas esse post é especial para você que não tem muito sucesso com plantas em casa ou que quer variar um pouco mais. Já considerou cultivar cactos e suculentas dentro de casa? Esses dois tipos de plantas são hóspedes fáceis de agradar, pois sobrevivem a condições internas com o mínimo esforço.
Então, vamos saber um pouco mais sobre elas?


Como cuidar de cactos e suculentas?
Cactos e suculentas são plantas de fácil manutenção e tolerantes à seca. Disponíveis em uma variedade de espécies, formas e cores, essas plantas são capazes de armazenar água nos seus caules de tecidos carnudos ou em suas raízes e folhas.
Geralmente, o excesso de água é o grande vilão dessas espécies de plantas. Por isso, é importante seguir algumas dicas de rega:
- Cultive cactos e suculentas em recipientes com orifícios de drenagem, para que umidade escape;
- Regue entre 1 e 2 semanas quando a temperatura estiver muito alta;
- Em tempos de outono e inverno, reduza a rega para uma vez a cada 3 ou 4 semanas;
- Utilize seu dedo para saber o quão seco ou úmido o solo está.

Os cactos e suculentas crescem ativamente durante a primavera e o verão. Por isso, é nesses períodos que eles precisam tanto de mais água quanto de nutrientes.
Assim, para crescerem saudáveis, é importante que você utilize fertilizantes específicos para cactos e suculentas. Um fertilizante que contenha partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio é ideal para crescimento dessas plantas, basta adicionar a solução à água para cada rega.
Algumas dicas de solo também são importantes para você promover uma boa saúde contínua para seus cactos e suculentas:
- Misture partes iguais de terra e perlita para obter um crescimento saudável das plantas;
- Caso utilize areia na mistura, dê preferência a areia grossa e hortícola;
- Para testar se a mistura deu certo, molhe o solo e o aperte com as mãos. Se ele se desintegrar facilmente, você acertou. Mas, se formar uma bola ou caroço, pode ser necessário adicionar mais areia ou perlita;
- Para manter a saúde das suas plantas, replante os cactos e suculentas em solo apropriado a cada dois anos.

8 tipos de cactos e suculentas para se ter em casa
São muitas as variedades de cactos e suculentas para escolher e compor a decoração de sua casa, mas aqui vão algumas opções para você conhecer e se inspirar:
1. Cacto Orelha de Coelho (Opuntia microdasys)


O Cacto Orelha de Coelho, também conhecido como Cacto Mickey Mouse, é nativo do México. Seu nome latino, microdasys, tem o significado de “pequeno, peludo”, assim como as orelhas de um coelho. É uma planta de pequeno porte, sendo ideal, assim, para o cultivo doméstico.
Por ser pequeno, ele pode muito bem ser cultivado isoladamente em vasos pequenos ou médios ou em composição com outras espécies de cactos e suculentas. Gostam da luz do sol e de terra úmida, sendo bastante resistentes e de baixa manutenção.
2. Rabo-de-Burro (Sedum morganianum)

As suculentas Rabo-de-Burro também são nativas do México. De aparência única, elas possuem folhagens pendentes, sendo perfeitas para serem penduradas em vasos altos e suspensos.
Apesar de gostar de luminosidade, esse tipo de suculenta não gosta de receber sol direto.
3. Cacto da Velha Senhora (Mammillaria hahniana)

Esse tipo de cacto com certeza levará mais personalidade à decoração da sua casa.
O Cacto da Velha Senhora apresenta pelos brancos e espinhos, e as plantas saudáveis podem apresentar um halo de flores rosa como uma coroa em seu topo.
Assim como as suculentas Rabo de Burro, o Cacto da Velha Senhor gosta de bastante luminosidade, mas não tolera o sol direto por muito tempo.
4. Chapéu do bispo (Astrophytum Myriostigma)

Em formato de estrela, o cacto Chapéu do Bispo não possui espinhos, sendo coberto por várias escamas peludas de cor branca.
Esse tipo de cacto é de pequeno porte e caem super bem em vasinhos alegres e coloridos.
Regando com pouca frequência e dando ao cacto Chapéu do Bisco boas condições de sol, você poderá ver flores amarelas se desenvolverem.
5. Cacto Saguaro (Carnegiea gigantea)

O saguaro é o cacto clássico em que a maioria das pessoas pensa quando imagina cactos.
Como planta de casa, você deve mantê-lo em um vaso pequeno para que ele possa estabelecer um sistema radicular forte.
Gosta de condições claras e quentes e crescerá lenta e firmemente no mesmo vaso por muitos anos antes de precisar movê-lo. Nas condições certas, ele pode desenvolver lindas flores brancas.
6. Rabo-de-Rato (Disocactus flagelliformis)


Por serem ornamentais e floríferas, esse tipo de suculenta é atualmente um dos cactos mais populares em cultivo no mundo todo.
Assim como a Rabo-de-Burro, as suculentas Rabo-de-Rato são para quem gosta de plantas pendentes. A depender do tamanho do vaso, suas hastes podem se espalhar pela borda do crescer de centímetros a metros de comprimento.
Na primavera e no verão, flores avermelhadas podem florescer, deixando-a ainda mais vistosa.
7. Planta Jade (Crassula Ovata)


A Jade é uma suculenta conhecida como a planta da sorte, da prosperidade e do dinheiro, sendo muito utilizada nas casas para manter as boas energias.
Embora gostem de muito sol, elas devem ser protegidas da luz solar direta, pois pode queimar as folhas, especialmente das plantas jovens. Por outro lado, pouca luz pode causar um crescimento fraco. Portanto, procure coloca-la algumas horas em uma janela que receba bastante luz.
Um ponto negativo da Jade, entretanto, é que ela é altamente tóxica, não sendo recomendada para quem tem bichinhos de estimação.
Clique aqui para conhecer algumas plantas pet friendly.
8. Sempre Viva (Sempervivum)


As suculentas Sempre Vivas possuem folhas lisas, carnudas e pontiagudas, e podem conter tons verdes ou avermelhados, dependendo da espécie e das condições climáticas onde são cultivadas.
São plantas bastante resistentes a diversas variações de temperatura, mas apreciam receber a luz do sol e não toleram muita quantidade de água.

Então, gostou desse artigo? Assine a newsletter da InstaCasa e receba semanalmente conteúdos relevantes.
Respostas de 3
Adorei este blog e as dicas com as suculentas.
Eu gosto muito delas, pois elas me dão menos trabalho que as demais plantas que tenho. kkk
Exatamente! Fora a variedade de espécies…Uma mais linda que a outra.
Amo cactos e suculentas