Localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Pindamonhangaba fica a 146 quilômetros da Capital, São Paulo, e é onde a série #AquiTemInstaCasa veio parar dessa vez! No município, a InstaCasa atua no empreendimento “Portal dos Pássaros: Pindamonhangaba”, considerado o primeiro bairro aberto e planejado da cidade, em parceria com o Grupo ZS Urbanismo.
Também conhecida como “Princesa do Norte”, graças ao cronista e poeta Emílio Zaluar, que deu essa nomenclatura no ano de 1860, Pindamonhangaba é a cidade que possui o maior polo industrial de reciclagem de latas de alumínio da América Latina e, também, a maior comunidade ligada ao Movimento Hare Krishna da América Latina.
Com tantas informações incríveis sobre a cidade, que tal conhecer um pouco mais sobre sua história e demais curiosidades? Embarque com a equipe da InstaCasa nessa viagem!
Origem do nome e curiosidades sobre a história de Pindamonhangaba
Pindamonhangaba tem, além do nome diferente, algumas particularidades históricas. A primeira delas é que o nome da cidade deriva do tupi e significa “lugar onde se fazem anzóis”, por meio da junção das palavras pindá (anzol), monhang (fazer) e aba (lugar). A segunda é que existem duas teorias sobre a história da cidade, algo pouco comum.
A primeira teoria diz que os irmãos Leme adquiriram, da Condessa de Vimieiro, glebas ao norte da Vila de Taubaté, bem à margem direita do Rio Paraíba. No dia 12 de Agosto de 1672, Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme iniciaram a construção da capela em honra a São José, e fundaram a povoação de São José de Pindamonhangaba. Essa capela foi edificada no alto de uma colina, exatamente onde, hoje, se localiza a Praça da República. Baseado nesta teoria, em 07/12/53, o então Prefeito Dr. Caio Gomes Figueiredo oficializou, pela Lei n° 197, a data de 12 de Agosto de 1672 como a data da Fundação de Pindamonhangaba, tendo como fundadores: Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme.
A segunda teoria diz que, no início do Século XVII, sesmarias foram concedidas na zona de Taubaté – Pindamonhangaba – Guaratinguetá, destacando-se uma que é concedida em 17/05/1649 ao Capitão João do Prado Martins, na paragem chamada Pindamonhangaba. De acordo com a respectiva carta de doação, esse povoador, vindo de São Paulo, com a família e agregados, já estava de posse de suas terras, naquela paragem, desde o dia 22 de Julho de 1643, que é considerada a data de Fundação de Pindamonhangaba, pois o sítio então aberto por João do Prado se situava no rocio mesmo da futura vila e cidade de nossos dias. A partir daí, da paragem à margem direita do rio Paraíba, forma-se um bairro dependente de Taubaté, para onde vão afluindo novos povoadores e moradores. Começa a funcionar, no bairro, uma igreja, de porte pequeno, para Nossa Senhora do Bom Sucesso. A sua construção é devida ao padre João de Faria Fialho, considerado o fundador de Pindamonhangaba.
Diante das incertezas históricas sobre a data de fundação (12 de agosto de 1672 pela primeira teoria ou 22 de julho de 1643, pela segunda teoria), o então prefeito João Bosco Nogueira promulgou a Lei Municipal n° 1336, de 9 de março de 1973, oficializando a data magna do município como sendo a data da emancipação política, 10 de julho de 1705, revogando a lei anterior. Esta data permanece a oficial até hoje, até que seja encontrada, de forma documental, a verdadeira data da fundação.
Maior polo de reciclagem de latas de alumínio
A cidade paulista de Pindamonhangaba recebeu o título de Capital Nacional da Reciclagem do Alumínio em 2003, concedido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).
A relação do local com o metal transcende ao alumínio. Em 2019, Pinda, como também é chamada, foi reconhecida como capital da metalurgia pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), órgão do governo do Estado de São Paulo.
Movimento Hare Krishna em Pindamonhangaba
A Nova Gokula, considerada maior comunidade ligada ao movimento Hare Krishna da América Latina, fica localizada em uma fazenda de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
O espaço recebe, anualmente, cerca de 20 mil visitantes, e é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Na Fazenda em Pinda, os hare-krishnas mantêm uma estrutura que conta com restaurante, pousada e estacionamento.
E aí, curtiu saber um pouco mais sobre a história e algumas curiosidades sobre Pindamonhangaba? Caso a resposta seja positiva, não deixe de visitar a cidade e conhecer o Portal dos Pássaros, empreendimento no qual estamos atuando!
Ah, e se você gosta de conteúdos sobre arquitetura, decoração, inovação e mercado de loteamentos, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as nossas novidades!