Nós da InstaCasa somos grandes fãs da utilização da pintura como revestimento para as paredes de casa. Além de ser uma opção barata quando comparada, por exemplo, à utilização de papéis de parede ou azulejos, com ela, você pode transformar totalmente um ambiente. Ela pode ser sua grande aliada na hora da escolha dos móveis. Uma pintura, quando bem feita, é capaz até mesmo de ditar todo o estilo do seu lar, justamente por imprimir uma personalidade única à cada cômodo da casa.
Se você também gosta desse tipo de revestimento, esse é um artigo feito para você. Isso porque, além de tudo o que já citamos, a pintura proporciona efeitos visuais que tornam a experiência de conviver no ambiente ainda mais completa e única. São pequenos truques baseados no impacto que as cores possuem nos ambientes residenciais e no princípio de que as cores escuras aproximam e/ou diminuem, enquanto as cores claras afastam e/ou aumentam. Quanto maior o contraste entre as cores claras e escuras, maior o efeito visual.
Para te ajudar a entender melhor, separamos algumas dicas para que você aprenda a criar efeitos visuais utilizando somente a pintura. Vamos lá? 😊
1. Ampliando o ambiente com uma só cor
Se você nos acompanha há algum tempo, vai se lembrar desse truque a partir do artigo que escrevemos com dicas para ampliar ambientes pequenos.
Caso o ambiente que você vai pintar seja reduzido, você deve optar por um efeito de amplitude. Como funciona? Pinte todo o cômodo de uma só cor e dê preferência a um tom mais claro, como o bege ou o branco. Isso também se aplica ao teto.
Aproveitando essa dica, toda vez que você entrar no ambiente, terá a impressão de que ele é visualmente maior. Lembre-se, também, que uma dica para mantê-lo assim é utilizar somente móveis essenciais, sem exagero. Menos é mais, sempre.

2. Alongue o ambiente utilizando somente a pintura
Muita gente pensa, principalmente quando falamos de quartos, em encontrar alguma forma de alongar o ambiente. Uma dica: você pode criar esse efeito visual utilizando somente a pintura.
Para criar essa impressão de profundidade, o melhor truque é pintar as paredes de uma cor única, um pouco mais escura, e deixar o teto em um tom neutro. Essa combinação de cores dá a impressão visual de que o ambiente é mais longo do que de fato é. Lembre-se de escolher a cor da parede de forma que a mesma combine com os móveis, para que o ambiente permaneça harmonioso.

3. Pé direito “reduzido”? Pinte o teto!
Caso more em uma casa que possui ambientes com pé direito alto ou triplo, talvez não tenha a preocupação com o acabamento desse teto.
Mas se sua casa tem um teto baixo e você quer aumentar a sensação de altura, pinte-o de uma cor mais escura e diferente daquela que você escolheu para as paredes, que preferencialmente deve ser mais clara.

4. Você pode encurtar uma parede utilizando duas cores
Esse é um truque que pode te ajudar a transformar completamente um cômodo de casa.
Para causar um efeito de paredes mais curtas, basta dividí-las ao meio e pintá-las em tons mais escuros na parte superior, mantendo um tom neutro na parte de baixo.

5. Destacando apenas uma parede
Falamos sobre essa dica uma vez, mas é sempre bom reforçá-la: se você quer destacar uma parede, pinte-a de uma cor diferente das demais. Isso dará um realce delicado àquele ponto desejado e o efeito visual fica incrível!

E aí, acha que aprendeu a criar efeitos visuais utilizando somente a pintura? Conte-nos na caixa de comentários abaixo! Ah, lembre-se de assinar nossa newsletter para não perder nenhum dos nossos artigos semanais.
Uma resposta
Muito boa essas informações, ótimas dicas.